sábado, 15 de agosto de 2020

TUNTUM: Dida Tio Luís lidera com folga a pré-campanha com mais de 16% de diferença

 

Levantamento do Instituto Data Ilha, um dos mais conceituados do estado, aponta que o pré-candidato a prefeito de Tuntum, Dida Tio Luís (PSB) lidera com folga a intenção de votos  e seria eleito o novo prefeito do município se as eleições fossem hoje.

Na pesquisa espontânea, aquela que o entrevistado responde sem ser citado o nome do pré-candidato, Dida Tio Luís desponta com 44,0% das intenções de votos, contra 30,5% do deputado licenciado Fernando Pessoa (Solidariedade). Sem interrogação, mas de forma natural ainda foram citados os nomes do prefeito Dr. Tema (2,4% das intenções), de um possível candidato seu (2,2%), do pré-candidato a vereador Adriano Galo (0,2%) e de Rafael Seabra (0,2%) (já falecido).

Quando a pesquisa passa a ser estimulada, ou seja, quando o entrevistador cita o nome do pré-candidato, Dida Tio Luís cresce ainda mais e salta para 52,1% das intenções de votos. Fernando Pessoa encolhe um pouco mais e fica com 35,7% das intenções. No primeiro cenário a diferença de Dida para Fernando é de 13,5%. Já no segundo, quando a pergunta passa a ser direcionada, o pré-candidato do prefeito Dr. Tema cresce mais ainda e aumenta a diferença, que fica em 16,4%.

Nesse último levantamento brancos e nulos representam 5,9%, não sabe e nem souberam responder, 6,3%, perfazendo o total de 100%, que corresponde as 459 pessoas entrevistadas. A coleta de informações foi realizada entre os dias 03 e 05 de agosto de 2020. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 02857/2020. A margem de erro é de 4% e o nível de confiança é de 95%.

EM QUEM VOCÊ NÃO VOTARIA?

No questionário do Instituto Data Ilha foi formalizada a seguinte pergunta: se as eleições fossem hoje, em quem você não votaria em hipótese alguma? Fernando Pessoa aparece com 48,6% de rejeição, representando 223 pessoas interrogadas. Dida Tio Luís ficou bem abaixo, somente com 34,0%, que corresponde a 156 entrevistados. Não sabem e nem souberam responder 17,4%, correspondente a 80 pessoas ouvidas.

FICARAM FORA DA PESQUISA OS POVOADOS SÃO MIGUEL, MATO VERDE E MARAJÁ 

Mesmo com a larga vantagem, Dida Tio Luís poderia ter aumentado ainda mais a intenção de votos ao seu favor se os povoados Belém, São Miguel e Marajá, três redutos fortes de apoio a sua pré-candidatura, não tivessem ficados fora da pesquisa. Se esses povoados tivessem sidos inseridos na pesquisa, acredita-se que a intenção de votos seria superior a mais de 20%.

APROVAÇÃO DO PREFEITO DR. TEMA

O instituto também aferiu como anda a popularidade do prefeito Dr. Tema. Você aprova ou não aprova a gestão do prefeito Dr. Tema? 56,9% disseram que aprovam. 35,7% afirmaram que não aprovam sua gestão. 7,4% não souberam responder. 

4 comentários: