.

.
.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

TUNTUM: Os desafios de Fernando Pessoa

 

Prefeito eleito Fernando Pessoa

Passada a campanha eleitoral, é chegada a hora de toda população refletir sobre os novos desafios que terá o novo gestor, os caminhos a serem percorridos, as dificuldades, e, principalmente, o cumprimento das promessas de campanha, se todas terão realmente possibilidades de serem cumpridas, ou se eram somente devaneios ou empolgação de palanque, como comumente acontece quando quer se chegar ao poder.

Pelos primeiros sinais já demonstrados pelo prefeito eleito Fernando Pessoa, compromissos sem tanto grau de dificuldade já começaram a ser cumprindos, principalmenete a indicação de secretários e auxiliares para secretarias e órgãos estratégicos da administração, o que vêm agradando muitos que estiveram com ele no corpo a corpo da campanha.

Quanto aos nomes anunciados e a capacidade de cada um não há muito o que questionar, é esperar pra se observar os resultados concretos, em especial os assessores que terão uma maior demanda de questões para resolver diretamente com o povo, já que estar à frente de qualquer pasta é praticar uma política diária de boas relações, do contrário os primeiros sintomas de desgaste começarão a aparecer.

Fernando Pessoa já deve ter reclinado a cabeça por algumas vezes no travesseiro e feito uma avaliação de 360 graus de quais possibilidades podem ser cumpridas nesse primeiro momento, e o que ficará para mais adiante ou o que será descartado. Talvez a interrogação maior nesse primeiro momento é o de cumprir ao pé da letra todos os pedidos e promessas de emprego.

Como todos sabem, a Prefeitura tuntunense está mais do que encharcada, precisará, de forma emergencial, ser enxuta para pouco a pouco FP lotar os seus, aqueles que gritavam freneticamente no meio da multidão, 'o Pedro, a Maria, o Antonio', ou seja, todos que contribuiram de forma direta e indireta estão esperando sererem chamados, pois a expectativa é que os vencedores deverão substituir os vencidos. Para cada funcionário contratado vencido, tem um vencedor de olho no seu emprego. Talvez esse seja o grande problema inicial.

Promessas como a não contratação de servidores fantasmas, acredito eu, que tudo será feito para ser honrado, embora sendo uma questão muito melindrosa. No rol das promessas diretas e que não serão esquecidas pela população, está a partilha dos precatórios do antigo Fundef. Fernando firmou pacto com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tuntum (SINDSERT) de que fará o rateio dos recursos. Nesse próximo primeiro semestre está previsto entrar mais de R$ 14.000.000,00 (catoze milhões) nos cofres da Secretaria de Educação. 

Para a mesma área, classificada pelo futuro gestor como injustiçada, ele ainda prometeu aumentar a Gratificação por Atividade no Magistério (GAM) e fazer a unificação de matrículas para facilitar as futuras aposentadorias dos professores. Além de outras propostas firmadas para qualificar a atividade no magistério.

No plano geral, sem tanto imediatismo, mas de necessidade também, FP assegurou a construção de um matadouro,  aterro sanitário, contínua recuperação das estradas vicinais, uma rodoviária, asfaltamento de vários povoados, pagamento em dia dos servidores, construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), as pontes dos bairros Mil Réis e Vila Mata, climatização das escolas etc. É um desafio, mas não há nada que esteja fora da realidade e que ele não encontre parceiros para lhe ajudar na impreitada.

Na minha visão crítica, tenha certeza, Fernando moverá céus e terras para fazer um mandato de equilíbrio e muitas conquistas, semelhante ao primeiro mandadto de Dr. Tema, afinal, ele quer dar prosseguimento a sua caminhada política, e uma administração mediana ou fraca irá colocar por terra todo seu projeto de permanecer no poder por mais 4 anos. É esperar e conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário