.

.
.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Os secretários 'novos e velhos' de Fernando Pessoa

 

Com o bordão de novo, atrelado a mudança das velhas práticas, o líder oposicionista Fernando Pessoa fez ruir o projeto de continuidade política que ultrapassaria 30 anos do grupo do prefeito Tema. Os projetos de mudança e alternância de poder deflagrados durante o processo eleitoral caíram nas graças do povo, que, no fundo, comungava com as ideias do 'novo' que estavam sendo pregadas. 

Passados os momentos eufóricos de comemoração, é chegada a hora de FP iniciar o processo de transição e fazer os preparativos iniciais para assumir a casa. As primeiras atitudes do prefeito eleito têm sido anunciar seu corpo administrativo, os secretários que irão fazer a máquina andar e dar novos rumos para a futura gestão. A expectativa de seus eleitores têm sido grande, principalmente sobre renovação, caras novas, gente que venha do meio do povo, aqueles que durante décadas foram anônimos e que nunca tiveram oportunidades, ou seja, foram sempre discriminados.

Pelos primeiros nomes até aqui apresentados têm 'gente velha e nova', causando certos descontentamentos em muitos seguidores da ala que esperavam uma maior renovação. Vamos agora analisar um por um os nomes anunciados por FP até hoje (03).

Francisco das Chagas Milhomem da Cunha - Chico Cunha: Já fazem duas campanhas que Chico Cunha está do lado do grupo de oposição, imbuído em derrotar seu criador Cleomar Tema. Já tem raízes aprofundadas no grupo, mas mesmo assim não pode ser considerado como novo, não representa a radical mudança pré-anunciada no decorrer da campanha e pregada por Fernando. Chico está mais pra velho do que pra novo. Para o posto da Secretaria de Agricultura suas credenciais são mais do que boas, são excelentes. Ele é detentor de muito conhecimento sobre a pasta, afinal, foi por lá que conseguiu se eleger prefeito de Tuntum com um bom trabalho realizado em gestões passadas. Tem tudo para fazer um bom trabalho, conhecimento de causa tem muito.

Rhicarddo Emirval da Costa: O advogado e ex-candidato a prefeito Dr. Ricardo foi anunciado como o futuro Secretário de Finanças. Esse de forma legítima representa o novo, é de raiz. O causídico tem tudo pra fazer um bom trabalho, tem conhecimento, é carismático e sabe muito dos meandros de gestão. Com certeza vai ser a mola mestre de Fernando, tanto na parte técnica como política, já que se relaciona muito bem com o povo. Sua indicação foi muito bem aceita por todo grupo sem nenhuma exceção.      

Welington Chaves Pessoa: Ele fez um trabalho atuante como vereador, denunciou muitas irregularidades da atual gestão e tornou-se, na ausência de FP, o principal representante da oposição, alimentando a cada dia o sonho de ganhar a eleição. Welington representa o novo, é originário da luta vitoriosa que teve o grupo. A Secretaria de Infraestrutura é pequena pelo tamanho de sua bravura.

Ana Isabel Silva: A também ex-candidata a prefeita de Tuntum ocupará um lugar de destaque na próxima administração. Ela estará no topo da gestão no gerenciamento da Secretaria Municipal de Saúde, uma das galinhas dos ovos de ouro da estrutura administrativa. A ex-vice-prefeita, secretária de Finanças e Assistência Social em gestões passadas também não representa o novo. Do ponto de vista popular sua indicação gerou prós e contras, talvez pelas devidas passagens em governos anteriores. Quanto ao seu potencial de gerenciamento não há dúvidas, isso ela já mostrou, têm competência. Ana Isabel, que tem um estilo de perfeccionista, tem como qualidade por onde passa a organização, tudo deve está em seu devido lugar, fator mais do que importante na execução dos trabalhos diários. Preparação não lhe faltará para enfrentar os desafios da pasta.

Cícero Humberto Figueiredo: O médico veterinário Humberto Figueiredo, exímio profissional, ocupará a pasta de Meio Ambiente. Ele não pode ser classificado como velho, pois mesmo fazendo parte das duas últimas gestões nunca chegou a ocupar cargo de secretário, embora tenha sido chefe da Vigilância Sanitária. A Secretaria de Meio Ambiente não é bem a praia Figueiredo, contudo, não lhe faltará talento para geri-la, pois ele é um cidadão bem dotado de conhecimentos e têm tudo para fazer um trabalho à altura do esperado, basta querer.

    

5 comentários: