.

.
.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Flamengo anuncia Mano Menezes como novo técnico


  • Clube e treinador chegam a acordo após quatro dias de negociação
  • Diretoria rubro-negra diz que programa de sócios-torcedores viabilizou o acerto

Mano Menezes é o novo técnico do Flamengo Foto: Arquivo / Divulgação
Mano Menezes é o novo técnico do Flamengo Arquivo / Divulgação
O Flamengo anunciou na noite desta quinta-feira a contratação de Mano Menezes. Após uma negociação iniciada no domingo, clube e treinador chegaram nesta quinta-feira ao acerto final, que inclui premiações por metas e conquistas que permite ao clube baratear ao custo da comissão técnica. Mano chega com seu auxiliar Sidnei Lobo e assinará contrato até o fim de 2014. O clube agora corre contra o tempo para conseguir os reforços pedidos pelo treinador.
Em nota oficial, no site do clube, o Flamengo agradeceu à torcida pelo apoio, afirmando que o programa de sócios-torcedores foi fundamental para viabilizar a contratação;
"Ao acertar o acordo, a diretoria registrou seu agradecimento aos torcedores rubro-negros pelo apoio ao processo de restruturação do clube e, em especial, aos mais de 26.000 sócios torcedores do programa Nação Rubro-Negra que, com sua contribuição, viabilizaram este investimento", diz o comunicado.
Com um salário maior do que o de Jorginho, mas substancialmente menor do que o de Dorival Júnior - que deixou o clube por conta de seus altos vencimentos. Terça-feira, ele deverá estar no comando do elenco, que se reapresentará no Ninho do Urubu. Sua primeira partida oficial será em 6 de julho contra o Coritiba, pelo Brasileiro. O Flamengo tem o mando de campo, mas o local ainda não foi definido. Antes, deve fazer ao menos um amistoso.
O ano não tem sido feliz para o Flamengo. Após o fracasso no Carioca, quando não chegou às finais da Taça Guanabara ou da Taça Rio, o clube iniciou o Brasileiro com tropeços. Antes de sua primeira vitória, contra o Criciúma no último sábado, o Flamengo perdeu para os dois times que estão atualmente na lanterna da competição, Náutico (19º) e Ponte Preta (20º). Com cinco pontos em cinco jogos, o rubro-negro é 14º na tabela.
No Flamengo, Mano Menezes encontrará líderes identificados com o clube, Leonardo Moura, Renato Abreu e Felipe, e jovens promessas, como Gabriel, Rafinha, Adryan e Rodolfo. Além deles, reeditará a parceria com Elias. O volante foi um de seus jogadores de confiança no Corinthians e o técnico chegou a convocá-lo para a seleção brasileira. Antes do Brasileiro, o clube fez cinco contratações: Marcelo Moreno e quatro jogadores que disputaram o Paulista por times pequenos, Paulinho, Diego Silva, Val e Bruninho.
Mano Menezes foi o técnico da seleção após o fracasso da Copa do Mundo de 2010. Apesar de não ter conquistado a Copa América em 2011 e as Olimpíadas de 2012, seu trabalho começava a receber criticas positivas quando, em novembro do ano passado, ele foi demitido pelo presidente da CBF José Maria Marin - que substituiu Ricardo Teixeira, que contratou Mano.
Gaúcho de Passo do Sobrado, Mano Menezes, de 51 anos, jogou futebol amador no estado e se destacou como treinador no XV de Campo Bom, que, em 2004, venceu o Vasco por 3 a 0 em São Januário antes de chegar à semifinal da Copa do Brasil. Mano ainda teve passagem pelo Caxias (RS) antes de chegar ao Grêmio. No clube, ele conduziu o time da segunda divisão à Série A em 2005. Apenas dois anos depois, levou o tricolor gaúcho ao vice-campeonato da Libertadores.
Após a queda do Corinthians para a Série B em 2007, o clube surpreendeu ao contratar o treinador no início do ano seguinte. Bem sucedido na missão de reerguer o time, ele foi campeão da Copa do Brasil em 2009. No ano seguinte, após Muricy Ramalho rejeitar o convite da CBF de comandar a seleção, Mano assumiu a seleção brasileira. Curiosamente, o ex-técnico do Santos, Fluminense e São Paulo era um dos candidatos ao cargo de técnico do Flamengo após a demissão de Jorginho, há uma semana.

OGlobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário