segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Concurso público municipal de Presidente Dutra é suspenso


O concurso público do município de Presidente Dutra, datado para ser realizado dia 9 de setembro, foi suspendo pela justiça. Em conformidade com a ação pleiteada pelo Ministério Público Estadual, o município e a empresa Gabriel & Gabriel, consultoria, Projetos e serviços LTDA, não disponibilizaram no edital do concurso a isenção da taxa de inscrição para candidatos hipossuficientes e economicamente ou desempregados, bem como, a discrepância dos salários ofertados, com os valores dispostos no Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais.
A Ação Cível Pública foi impetrada pelo Ministério Público depois de inúmeras reclamações à  sua ouvidoria e nas sedes das promotorias locais, todas contrárias as circunstâncias discriminatórias e claramente prejudiciais ao direito básico de acesso aos cargos e emprego públicos, previstos na constituição.
Na decisão prolatada pela juíza Glaucia Helen Maia de Almeida, titular da 1ª Vara, ela discorre sobre a incidência de uma das falhas contidas no edital do concurso: "A participação de pessoas carentes economicamente em concursos públicos, por meio da isenção da taxa de inscrição, é imperativo que se impõe, a fim de fazer valer o princípio da igualdade, tratando de forma desigual os desiguais, possibilitando assim o ingresso de pessoas preparadas, mas que não têm condições de pagar o valor da taxa de inscrição".
A magistrada ratificou o outro ponto demandado pelo Ministério Público afirmando que verifica uma incongruência entre os salários do Plano de Cargo e Salários dos Servidores Municipais e os salários dispostos no Edital do Concurso. 
Além da suspensão, a decisão obriga uma nova publicação do edital do concurso retificando os vícios já mencionados no prazo de 15 dias. Acesse o link file:///C:/Users/jo010/Downloads/Decis%C3%A3o%20(2).pdf
file:///C:/Users/jo010/Downloads/Decis%C3%A3o%20(2).pdf


9 comentários:

  1. arruma o link do pdf! vc mandou o link do pdf da raiz do seu computador impossibilitando o acesso, pois seu pc n tem acesso remoto!!

    ResponderExcluir
  2. incrível esse Brasil essa justiça, Deveriam terem julgado isso era assim que as pessoas começaram a estudar.. . Aí sobra. pra quem passou meses estudando.. Aí vem um tal de OAB e acaba cm sonho de muitos que estam desemprega dos.. um absurdo

    ResponderExcluir
  3. Sim pois bem já que vocês que será de cada que pagou as inscrição?

    ResponderExcluir
  4. Muito bem como vão resolver o a sunto das inscrições porque cada pago por algo que não vai acontecer e vamos no prejuízo?

    ResponderExcluir
  5. Acho justo a decisão. O valor da inscrição estava abusiva. Peguei dinheiro emprestado pra fazer a inscrição espero poder ser ressarcida é poder pedir isenção

    ResponderExcluir
  6. Sobre os salários do edital. Realmente uma vergonha.

    ResponderExcluir
  7. Ou adiam ou vou ter que ressarcir o meu dinheiro. Não achei 140 à toa não.

    ResponderExcluir
  8. Quando teremos alguma notícia dessa situação?e o dinheiro, como vai ficar?

    ResponderExcluir