domingo, 19 de agosto de 2018

O histórico de erros graves do Instituto Ibope no Maranhão



O instituto Ibope divulga, no próximo dia 23, pesquisa para governador e senador do Maranhão. Mais uma vez, a pesquisa foi contratada pela TV Mirante, de propriedade da família Sarney. Vale lembrar que em eleições no Maranhão, o Ibope coleciona uma série de erros graves.

Assim foi na disputa para governador do Maranhão há quatro anos. O Ibope chegou a divulgar que Flávio Dino tinha 42% e Lobão Filho 30%. Com a abertura das urnas, Dino alcançou 63% dos votos válidos, contra 33% de Edinho, uma diferença exorbitante, bem diferente dos índices divulgados pelo instituto.

Para o Senado também não foi diferente. O IBOPE na última pesquisa indicava que Gastão Vieira seria eleito com 51% dos votos contra 40% de Roberto Rocha. O resultado foi totalmente inverso: Rocha foi eleito senador com 51,54% contra 44,48% de Gastão.
Em 2006, o Ibope colocava que Roseana Sarney ganharia em 1º turno com 70%. Roseana teve 47,21%. Em 2008, por exemplo, o instituto realizou pesquisa em que apontava João Castelo (PSDB) com 46% das intenções de votos, enquanto Flávio Dino (PCdoB) aparecia com 24%. Ao término da apuração, Flávio Dino foi para o 2° turno com 34% dos votos. Ou seja, 10 pontos percentuais a mais que o índice previsto pelo Ibope.
O Ibope tem também uma série histórico de erros em eleições em São Luís.


Na disputa para prefeito de São Luís, em 2012, o Ibope divulgou pesquisa de primeiro turno apontando João Castelo com 29% das intenções de voto e Edivaldo 26%. Com a apuração oficial, Edivaldo venceu com 36,44% dos votos válidos, contra 30,60% de Castelo. O Ibope falhou no seu prognóstico. Já no segundo turno, o Ibope deu Castelo com 36% e Edivaldo 31%. Com 100% das urnas apuradas, Holanda recebeu 56,06% dos votos. Castelo, por sua vez, recebeu 43,94% dos votos válidos.

Na eleição para prefeito de São Luís em 2016, o Ibope apontou que, a quatro dias do pleito, Edivaldo Holanda Júnior tinha 42% e iria para o segundo turno com Wellington do Curso que pontuava com 32% das intenções de voto. Ao abrir as urnas o resultado foi Edivaldo com 45.66% e Eduardo Braide com 21.34%.


Mais uma vez o Ibope errou feio.

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes chegou a questionar, certa vez em entrevista à Rede TV, a lisura do Ibope e declarou que o proprietário, Carlos Augusto Montenegro, é capaz de “vender a própria mãe” para ganhar dinheiro.

Enfim, restar aguardar o Ibope se aproximar da realidade no dia 23 ou catalogar mais um erro em eleições no estado. JonhCutrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário