.

.
.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Oito meses da 4ª administração Cleomar Tema, por uma política de geração de rendas

Cleomar Tema e esposa 

(*) Emerson Araújo

A 4ª administração de Cleomar Tema em Tuntum começa a apresentar resultados satisfatórios nestes oito meses iniciais com ações concretas na educação, saúde, infraestrutura e funcionalismo público queiram ou não seus adversários políticos no plano municipal e estadual.

Reformando e construindo escolas, refazendo a malha asfáltica das principais vias públicas da zona urbana, reabrindo e reformando hospitais e unidades básicas de saúde, cadastrando mais de três mil pessoas para o programa "minha casa, minha vida" além do pagamento em dia de todo o funcionalismo e prestadores de serviço são as marcas incontestáveis de uma gestão que não tem se intimidado diante das dificuldades impostas e nem das perseguições apresentadas como retaliações no plano estadual.

Recentemente se ouviu um jovem prefeito de uma cidade em torno de Tuntum dizer: "Tema é Tema, rapaz!"e completou "por isso que a cidade de vocês já começa a se destacar de novo por onde se passa". Político acostumado a vencer obstáculos na administração pública municipal, Dr. Cleomar Tema  tem ultrapassado os limites e bloqueios impostos pelo Governo de Roseana Sarney ao município com criatividade, carisma, conhecimento e responsabilidade gerencial dos recursos que tem adentrado nos cofres da cidade nos últimos meses. Há de se dizer aqui que todas as benfeitorias já feitas, nestes oito meses de 2013, na princesa do centro sul maranhense  são ações produzidas com recursos próprios na sua grande maioria.

Dr. Tema é um gestor diferente dos demais porque aprendeu a governar ao longo dos anos com a visão de progressista e o coração centrado nas demandas populares mais prementes e é por isso que não há barreiras intransponíveis para este homem/médico/esposo/pai/líder nato, a sua história política tem demonstrado isso.

Passados os oito meses iniciais da quarta gestão temista e as conquistas presentes, cabe, agora, ao prefeito de Tuntum atual mais uma destinação histórica da sua atuação política vitoriosa, ou seja, organizar/incentivar em médio e longo prazos uma política de geração de rendas centrada nas vocações econômicas da cidade, tais como: agronegócio, agricultura familiar, artesanato, fábricas de cadeiras e de cerâmicas, confecções, comércio, turismo e esportes. 

Reafirma-se que uma política de geração de rendas para a maioria do povo de  Tuntum observando as aptidões econômicas da cidade dará condições para que a gestão pública municipal continue se destacando nas suas ações essenciais e básicas como saúde, educação, infraestrutura, assistência social, etc. 

E,  para que isso venha a acontecer a contento, se torna necessário que o prefeito dê o pontapé inicial deste processo através da nomeação de uma equipe de trabalho competente que em médio e longo prazos proporá mecanismos de geração de rendas com projetos viáveis e captação de recursos efetivos para uma política de geração de rendas que não sofra retardos e nem descontinuidade, trazendo, com isso, também, independência financeira para a cidade e menos pressão para a administração municipal.   

(*) Emerson Araújo é jornalista profissional. Registro nº  0001856 - SRTE-PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário