terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Famem e Funasa orientam prefeitos sobre a elaboração do plano de saneamento básico; secretário de Meio Ambiente de Tuntum participa do encontro


O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, participou hoje de um encontro promovido pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), órgão ligado ao Ministério da Saúde.

O evento que envolveu muitos prefeitos a convite da Famem, teve a participação Henrique Pires, presidente da Funasa, e Arnaldo Melo, diretor nacional. No encontro foi tratado da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico a serem adotados pelos municípios. 


Além do prefeito Cleomar Tema, esteve também representando o município de Tuntum, o presidente da Câmara, Nélson do Naxin e o secretário de Meio Ambiente, Genílson Pereira Araújo. Conforme o secretário tuntuense, o encontro foi de grande valia para esclarecer determinados pontos da nova política de saneamento básico e nortear gestores e secretários sobre os caminhos a serem tomados. Ele ainda acrescentou que o planejamento municipal de saneamento básico poderá ser feito em conjunto com o de resíduos sólidos, e que os municípios terão até dezembro do ano em curso para encaminhar os seus respectivos planos.
- A novidade, em conformidade com a lei de saneamento, é que o plano poderá ser desenvolvido com o de resíduos sólidos, ficando na obrigação de ser apresentado até dezembro, caso contrário os municípios perderão os recursos que seriam destinados - disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário