terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

TETO DA SAÚDE: Prefeito Farinha Paé participa da caravana a Brasília

Prefeitos: Farinha Paé, Albérico Filho e Idan Torres

Mais de 80 prefeitos, liderados por Cleomar Tema, presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), estarão em Brasília para reivindicar junto as autoridades o aumento dos recursos repassados pela União para custeio dos serviços de média e alta complexidade na saúde.
Entre os prefeitos que estarão na capital federal, um deles é o de São José dos Basílios, Creginaldo Rodrigues, o Farinha Paé. 
O prefeito basiliense disse que está imbuído em lutar ao lado do presidente da Famem pelos direitos do teto, para que este seja semelhante o da média nacional. "É injusto que o Maranhão e seus municípios sejam discriminados com o repasse desses recursos, por isso estou fazendo parte da carava para cobrar das autoridades federais o que é de direito dos municípios, e consequentemente da população", afirmou.
O Maranhão, de acordo com um estudo técnico feito pela Famem, é o penúltimo estado que recebe os recursos fora da média, hoje cerca de R$ 137 por habitante, enquanto que a média nacional é de R$ 194. O prefeito de São José dos Basílios acredita que quem perde diretamente é a população na hora que precisa de um atendimento de média e alta complexidade. "A população é a principal penalizada com a falta de parte desses recursos para o atendimento de média e alta complexidade. Não podemos cruzar os braços, temos que lutar por aquilo que pertence ao povo, principalmente no que diz respeito ao atendimento em saúde, que é uma prioridade", pontuou.
Os prefeitos serão recebidos amanhã (15) pelos deputados e senadores que compõem a bancada maranhense, depois terão uma audiência com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, principal interlocutor da causa de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário