segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Eleições em São Domingos do Maranhão: oportunidade de romper com a mesmice do atraso!


Édson do Totonho, Clodomirzinho e Patrícia Lucena: representam a mudança 

Desde a retomada das eleições diretas no país, São Domingos é governada por apenas 2 famílias: Cazé ou Folha. 
São quase 40 anos de oligarquias que por épocas se alternam no poder do município, tendo sempre como base o voto de cabresto e a exploração das pessoas mais humildes. 
Não é possível visitar São Domingos e deixar de perceber o seu atraso, quando comparada aos municípios vizinhos. 
Uma análise da falta de desenvolvimento da cidade, está diretamente relacionada aos seus rumos políticos.
Em pleno 2019, apresentam-se novamente, pleiteando candidaturas, de um lado o atual prefeito Zé da Folha - que faz uma gestão pífia, sentida por toda a população, notadamente pela defasagem do comércio local e benefícios voltados para a panelinha familiar -; e de outro lado o ex-prefeito Kleber Tratorzao - reconhecido pela falta de compromisso com o seu povo, além dos atrasos salariais e não pagamento de fornecedores, e suspeitas de envolvimento com agiotagem, conforme citação, em 2013, do blog do jornalista Daniel Matos, do grupo O Estado)https://www.blogsoestado.com/danielmatos/2013/04/25/agiotagem-11-dos-41-prefeitos-envolvidos-no-esquema-comandado-por-glacio-alencar-foram-reeleitos/.
Zé da Folha e Kleber Tratorzão: representam o continuísmo político

Alem dos representantes da mesmice, apresentam-se como pré candidatos o empresário Edson do Totonho, o vice-prefeito Clodomirzinho e a vereadora Patrícia Lucena.
Aparentemente, o quadro político em São Domingos não é mais o mesmo, dado o desgaste dos representantes das duas famílias que sempre governaram o município, que sofre sem desenvolvimento.
As pesquisas eleitorais já realizadas apontam para a direção de que o povo pede por novos nomes, que sejam capazes de governar pensando no futuro e desenvolvimento da cidade. 
As cartas estão na mesa, cabe ao eleitorado escolher entre manter-se com o mesmo ou apostar em novas ideias capazes de trazer desenvolvimento à cidade. 
A sorte está lançada e os coronéis aparentam não ter a mesma força de outrora, que o digam as pesquisas eleitorais, mas isso é uma outra história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário