terça-feira, 5 de novembro de 2019

As prefeituras de São Domingos do Maranhão e São José dos Basílios são investigadas por esquema de fraude no Fundeb


A imprensa maranhense divulgou na manhã de hoje (05) a relação de 137 prefeituras que estão sendo investigadas por fortes suspeitas de fraudes no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). As prefeituras de São Domingos do Maranhão e São José dos Basílios figuram entre as investigadas pela Polícia Federal. 
O esquema praticado pelas prefeituras fraudadoras, segundo reportagem do programa Fantástico da Rede Globo, consiste em utilizar informações de pessoas reais de forma clandestina. A outra, seria a utilização de alunos fantasmas, meio ilícito de aumentar o número de estudantes cadastrados no sistema para angariar mais recursos, que supostamente teriam uma outra finalidade.
As duas prefeituras da região são administradas pelos prefeitos Zé da Folha e Farinha Paé. A população dos dois municípios, principalmente a classe de educadores e estudantes, ficaram surpresos e ao mesmo tempo decepcionados ao saberem da  negativa informação. A única dúvida que precisa ser esclarecida sobre as prefeituras que constam na  relação, é se as fraudes foram cometidas nas gestões atuais ou nas gestões anteriores. 
A redação do blog entrou em contato com uma pessoa da área de educação da região, que inclusive pediu anonimato, e ela informou que a maioria das prefeituras envolvidas no escândalo iniciaram as fraudes no ano de 2018. 

5 comentários:

  1. “Fraude no FUNDEB” passa longe da atual gestão de Imperatriz

    A respeito de uma lista de prefeituras que estão sendo investigadas em esquema de Fraude no Fundeb, conforme denúncia feita pelo Fantástico da Rede Globo no domingo, importante destacar que em algumas prefeituras as irregularidades aconteceram em gestões passadas. Imperatriz, por exemplo, citada na referida lista, é investigada pela Polícia Federal desde gestões anteriores, não havendo nada de novo contra a atual gestão que através da Secretaria de Educação vem colaborando com as investigações fornecendo cópias dos contratos firmados anteriormente ao ano de 2017.

    Todas as informações que forem solicitadas continuarão sendo disponibilizadas sem nenhum embaraço, no que repudiamos, portanto, qualquer tentativa criminosa de tentar fazer uso político disso tentando atingir a atual gestão de Imperatriz.

    Imperatriz (MA), 06 de novembro de 2019

    Josenildo José Ferreira
    Secretário Municipal de Educação

    ResponderExcluir
  2. A de Tuntum tá chegando, foram 137 municípios, não tenho dúvidas que minha cidade não está no meio

    ResponderExcluir
  3. Você eaqueceu a de Graça Aranha-MA! E pelo andar das coisas devem ter sido nos últimos 7 anos!

    ResponderExcluir