quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Deputado estadual pede CPI para investigar juiz maranhense

deputado estadual Yglésio Moisés e o Juiz Sidarta Guatama Farias Maranhão
Juiz Sidarta, acusado por pelo deputado Yglésio j[á foi investigado por agiotagem…
O deputado estadual Yglésio Moisés (PDT) vai protocolar nesta quinta-feira (29) requerimento junto à Mesa Diretora da Casa solicitando a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar concessão de liminares para que alunos que não passaram pelo tradicional processo seletivo da Universidade Estadual do Maranhão fossem matriculados no Curso de Medicina da UEMA (Campus Caxias). Nas dezessete autorizações concedidas pelo Juiz Sidarta Guatama Farias Maranhão foram usados o mesmo argumento: Doenças psicológicas e distância da família.
A denúncia sobre as supostas irregularidades na concessão das liminares chegou ao gabinete do parlamentar pedetista através de professores, o que levou Yglésio a colher 15 assinaturas ao requerimento que será encaminhado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para que o presidente Othelino Neto (PCdoB) solicite aos líderes de partidos ou bancadas as indicações dos seus membros que ficarão encarregados de esclarecer em que circunstância estão ocorrendo estas autorizações para que pessoas matriculadas em faculdade particular na Bolívia estejam sendo matriculadas na UEMA de Caxias.
Para Yglésio, a instalação da CPI das transferências universitárias é a melhor alternativa para investigar essas transferências externas que tem como alvo o curso de medicina da UEMA. Os universitários, segundo a denúncia, são alunos de faculdades e universidades estrangeiras que estão sendo matriculados, extrapolando a capacidade de cada turma que é de 35 alunos.
Segundo o parlamentar autor do pedido de CPI, há turmas superlotadas com as decisões proferidas pelo juiz. Para o deputado do PDT, é importante destacar que não há edital que garanta a transferência externa de alunos. “Não é menosprezar o problema de depressão. Mas quando você tem 17 decisões no mesmo sentido, todas as medidas liminares concedidas pelo mesmo magistrado. Nós começamos a ver problema em um curto horizonte”, disse Dr. Yglésio, na tribuna, na sessão desta quarta-feira (28).

O parlamentar destaca ainda que a UEMA não pode ser vítima de sucateamento do ensino superior, em especial no curso de medicina. “As universidades têm que estar preparadas para receber os estudantes e isso demanda infraestrutura. Tem que ter laboratório suficiente para os estudantes. Garantir uma estrutura que seja compatível com a quantidade de alunos.”, defendeu Yglésio. Por DomingosCosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário