.

.
.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

STF suspende transferência de Lula para penitenciária no Tremembé




O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin concedeu liminar a favor de pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o petista não seja transferido para a Penitenciária 2 do Tremembé, no interior de São Paulo. 
A transferência de Lula foi autorizada pela manhã pela juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, e complementada horas mais tarde pela Vara de Execuções Penais de São Paulo. Os advogados do ex-presidente, no entanto, entraram com petição no Supremo pedindo a suspensão das decisões até que o pedido de liberdade do petista seja julgado.
A petição foi endereçada ao ministro Gilmar Mendes, mas o presidente do Supremo, Dias Toffoli, decidiu deixar o recurso sob a relatoria do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF. 
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, manifestou-se a favor do pedido de suspensão da transferência de Lula .
"Tendo em vista que a matéria se revela de indiscutível urgência, e que não haverá sessão da respectiva turma a não ser na próxima semana, que estou comunicando o deferimento, à luz do poder geral de cautela, dos pedidos constantes da petição. Para o fim de suspender a eficácia da decisão proferida pelo juízo da 12ª Vara de Curitiba até a apreciação final desta petição e para assegurar ao paciente o direito de permanecer em sala de Estado-Maior na qual se encontra neste momento", disse Fachin.
A liminar de Fachin foi referendada por dez ministros: Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. Apenas o ministro Marco Aurélio se manifestou contra o pedido de Lula, alegando que a competência para julgar o recurso era do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
DoIg

Um comentário:

  1. O mais imoral é saber que tem bilhões de processos empilhados para serem julgados e o STF parece que está exclusivamente a serviço do prisioneiro que não quero nem citar seu nome, pois isso é motivo para ser EXTINTO esse tal de STF, está claro para que serve esse grupo de C, que ali estão. Já está passando de tempo para que as forças armadas assuma de vez as rédeas do PAÍS!!.

    ResponderExcluir