.

.
.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Cap's de Tuntum promove 1ª Olimpíada Intermunicipal de Saúde Mental


Para alargar os passos da inclusão social na região e entre os usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Tuntum (CAPS), foi promovido durante a manhã dessa quinta-feira (10), no ginásio poliesportivo Orfileno Arruda Léda, a 1.ª Olimpíada Intermunicipal de Saúde Mental, que basicamente foi um despertar da importância para incluir socialmente aqueles que ainda são vistos, por alguns, de forma preconceituosa.

O evento, que também foi um momento cultural, reuniu delegações das cidades de Presidente Dutra, Dom Pedro, Santo Antonio dos Lopes, São Domingos do Maranhão e Colinas. Com um grande público, que inclusive lotou todas as dependências do ginásio, as comitivas participantes entraram no centro esportivo arrancando aplausos e eufóricos gritos de toda plateia, que mais parecia uma grande torcida de tanta empolgação.

O ato de mobilização social acontece exatamente no dia Internacional da Saúde Mental, classificado pela diretora do Caps de Tuntum, Silvia Regina Cunha, como um momento de conscientização para que a sociedade dê mais valor e participe diretamente do processo. "Ninguém faz inclusão social de forma isolada, precisamos do apoio direto de toda sociedade para acabarmos com o pouco do preconceito existente, pois todos eles são capazes de interagir e viver harmoniosamente em sociedade. Temos que levar em consideração que a segregação mata, e nós somos os principais atores para acabar em definitivo com o fosso da separação que ainda existe", afirmou Sílvia Cunha.

No rito protocolar do cerimonial, o prefeito de São domingos do Maranhão, que veio acompanhando a sua delegação, expôs um pouco do seu pensamento sobre o debate da inclusão social, afirmando que a oportunidade estava sendo um bom momento para difundir a causa. Antes de concluir, ele parabenizou a iniciativa e definiu a ocasião como importante.

O prefeito Dr. Tema foi direto ao assunto ressaltando, como lamentável, as condições que viviam aqueles que tinham problemas de saúde mental no passado. "Em um passado não muito distante, de forma lamentável, essas pessoas viviam isoladas de suas famílias e até do convívio social". Diante da grandeza do evento, que veio até lhe surpreender, ele parabenizou a organização. Quero parabenizar os organizadores por esse momento grandioso que reúne a todos e que também inclui socialmente", pontuou.

No próximo ano haverá, possivelmente em outra cidade, o segundo projeto intermunicipal de saúde mental, enfocando sempre a importância da inclusão social. Na deixa do assunto em voga, já há prognósticos da Organização Mundial de Saúde (OMS) não tão favoráveis à saúde mental para os próximos anos, que não deixa de ser uma perspectiva sombria para a saúde pública. Conforme dados difundidos pela própria OMS, em 2020 cerca da metade da população estará sofrendo de algum tipo de transtorno mental. Isso quer dizer que medidas urgentes devem ser tomadas.

Estiveram também prestigiando o evento, o Secretário de Saúde, Fabrício Coelho, que inclusive deu todo suporte logístico necessário; o secretário de Educação, Magno Melo, o secretário de Articulação Política e Governo, Josinaldo Bílio, o secretário de Esportes, Veridiano Carvalho, o assessor especial da Prefeitura, Antonio dos Reis, representantes dos Caps da região,  diretores de escolas,  membros do Conselho Tutelar, estudantes e pessoas do povo.


  




Nenhum comentário:

Postar um comentário