.

.
.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Indígena driblou preconceito, virou médica e hoje atende nove aldeias

A médica Miriam de Moraes Viegas, uma das primeiras indígenas a se formar na profissão no país

Desistir nunca fez parte dos planos da médica Miriam de Moraes Viegas, 39, uma das primeiras indígenas a se formar na profissão no Brasil. Nem mesmo quando uma professora do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde se formou no final de 2016, sugeriu que ela e a irmã, aluna na mesma sala, voltassem para a reserva de onde vieram —já que, admite Miriam, as dificuldades para acompanhar a turma não eram poucas. Para a docente, o ambiente acadêmico não era a "tribo" das duas jovens.
A irmã de Miriam, matriculada também em medicina, e a mãe, aluna de odontologia na mesma universidade, não concluíram os cursos. Desistir, ainda mais com um curso integral e uma filha então com pouco mais de um ano para criar? Para Miriam, nem pensar. A reportagem de Universa conversou com a médica, que vive no litoral sul de São Paulo e enfrenta uma jornada de trabalho que faria muitos colegas de profissão desistirem, ou sequer tentarem vaga do tipo: ela atende, como única médica da equipe, nove aldeias indígenas -uma tupi e oito guaranis-, não raro em áreas de difícil acesso e com uma população aproximada de 520 pessoas de todas as faixas etárias.

Na universidade, sob a chancela do cacique

Miriam conta que morou até os 15 anos na Reserva Laranjinha, no norte do Paraná. Filha de mãe indígena e de pai branco, foi viver com ele em São Paulo por um tempo, para tentar uma experiência diferente no ensino médio, mas manteve as visitas à família na reserva. Anos depois, em 2011, tentou o Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná junto com a irmã, que, como a mãe, já havia se mudado para Londrina e também queria estudar medicina. A mãe acabou seguindo odontologia, mas parou no quinto ano. Das seis vagas ofertadas naquele ano pela UEL no vestibular indígena, duas ficaram com Miriam e a irmã.  A seleção é específica para alunos que se autodeclaram indígenas, apresentam documentação que comprove pertencimento a alguma terra indígena no estado -em geral, assinada por um cacique— e não tenham feito outro curso universitário. As vagas, no entanto, são as do tipo excedentes. Ou seja: a sobra das vagas gerais, disputadas no vestibular anual de cada instituição.

Mulher, mãe, solteira, indígena... médica? 

"Na época em que prestei o vestibular, minha filha estava com um ano e três meses. Achei que seria puxado seguir medicina. Mulher, mãe solteira, indígena... médica? Eu sabia que enfrentaria preconceito, mas decidi ir em frente porque estava junto com minha irmã e minha mãe", diz. "Eu e minha irmã tivemos muita dificuldade, mas dávamos forças uma para a outra. Em uma turma de mais de 80 alunos, a imensa maioria vinha de escola privada ou de anos de estudo em cursinho pago. Foi difícil ter o reconhecimento da turma, pois muitos achavam que tínhamos roubado as vagas regulares e expressavam certo rancor sobre isso. Felizmente, tive os amigos que me abraçaram e me ajudaram, embora sempre pairasse sobre nós o mesmo olhar: 'Elas não vão aguentar, serão desistentes'", diz
Um desses olhares de desconfiança acabou sendo verbalizado pela professora que, com a sala cheia, quando Miriam solicitou monitoria para ela e a irmã, disse que seria mais adequado que retornassem à aldeia.
"Foi humilhante e um dos piores momentos de todo o curso. Pensei mesmo em desistir. Tenho primas indígenas que enfrentaram preconceito e desistiram. Minha mãe tinha as notas do mural circuladas com caneta vermelha, provavelmente por outros alunos, e também não acabou o curso. Tirei forças disso e me senti na obrigação de provar que éramos capazes de ocupar qualquer espaço que não apenas o da aldeia", conta.
"Até porque, quando os caciques assinam o documento que nos permite prestar o vestibular indígena, esperam algum retorno para a aldeia. E eu sei a necessidade que nosso povo tinha desse atendimento médico."

Indígenas têm baixo peso -especialmente em férias escolares

Hoje, quatro gerações vivem sob o mesmo teto, em Peruíbe, na Baixada Santista: Miriam, a mãe, a avó e a filha pré-adolescente. Miriam é médica da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), órgão do Ministério da Saúde que coordena a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI). No litoral sul paulista, ela percorre, de segunda a sexta, nove aldeias indígenas da região.
Os problemas de saúde mais encontrados, segundo ela, são doenças gripais, infecções por vias aéreas e, no caso de crianças, desnutrição ou baixo peso -especialmente em períodos de férias escolares. "Como a maioria desses indígenas não tem um trabalho, a principal refeição de suas crianças acaba sendo na escola. Daí o baixo peso no período sem aulas."
Embora os remédios e vacinas sejam os mesmos aplicados fora de territórios indígenas, a médica explica que ali é preciso um olhar diferenciado, já que questões culturais ancestrais, em geral, determinam a receptividade (ou não) ao tratamento. "Por mais que o indígena esteja mal, a primeira consulta é sempre com o pajé, que cuida sobretudo da parte espiritual. Ele segura até onde dá. Depois, se preciso, entra o médico."
Do Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário