.

.
.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

UBS do povoado Marajá é reinaugurada; ação global em atendimento de saúde é oferecida aos moradores


A Unidade Básica de Saúde Vânia Sousa Sobrinho do povoado Marajá, localizado a cerca de 100 km da sede do município, foi reinaugurada na manhã dessa quinta-feira (24) pelo secretário Municipal de Saúde, Fabrício Coelho, comitiva de profissionais de saúde e moradores da comunidade.

A reforma empreendida para dar mais comodidade ao atendimento de pacientes e usuários contemplou toda estrutura física do prédio que já se encontrava bastante deteriorada, precisando de reparos urgentes para assegurar melhor infraestrutura do prédio. Os serviços de reforma passaram a ser projetados depois que o secretário Fabrício, atendendo reivindicações dos moradores, imprimiu a execução da obra.

No calor da inauguração, muito comemorada pelos moradores e povoações circunvizinhas, foi promovida uma ação global em atendimento, nomeada de Cuidado Itinerante, o que veio a envolver dezenas de profissionais, entre eles: médico ortopedista, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo e  nutricionista. Os moradores da comunidade classificaram a iniciativa do secretário como louvável e prioritária, pois essa foi a primeira vez que todos tiveram a oportunidade de serem atendidos com tanta dignidade. 
O projeto itinerante em saúde pública, basicamente, foi voltado para a campanha do Outubro Rosa, dando total preferência ao sexo feminino. Para isso, o secretário enviou ao povoado quase toda estrutura laboratorial de atendimento do Centro de Imagem de Tuntum, uma das maiores referências em imagem do estado, onde foram realizados até exames de ultrassonografia.

Ao blog do Lobão, o secretário Fabrício Coelho disse que como titular da pasta, sente-se na obrigação de buscar meios para priorizar, também, as pequenas comunidades do interior com um atendimento de melhor qualidade. "Nós aqui na sede temos toda facilidade, enquanto que os moradores dos povoados distantes têm acesso menor. Por isso, daqui pra frente, vou buscar meios de levar atendimento em saúde para a porta da casa da dona de casa e do pai de família", destacou.

O ato de reinauguração e todas as atividades teve o apoio do secretário de Finanças da Prefeitura, Maurício Seabra, Dr. Pablo Brasil, do assessor especial Antonio dos Reis, dos vereadores Júnior Bílio e Alan Noleto, dos enfermeiros Renan Bílio e Francinaldo Teixeira, além de outros profissionais. Foram parceiros na ação com a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Conselho Tutelar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário