.

.
.

terça-feira, 19 de maio de 2020

Secretário de Saúde, Fabrício Coelho fala das novas medidas adotadas para combater a covid e que as denúncias feitas pelo vereador Alexandre Costa foram comprovadas falsas pelo Ministério Público

Fracinaldo Teixeira, Janiel Sousa (centro) e Fabrício Coelho

O secretário de Saúde de Tuntum, Fabrício Coelho e o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Francinaldo Teixeira participaram nessa segunda-feira (18), às 20h, de uma live (transmissão ao vivo) no facebook, mediada pelo comunicar Janiel Sousa. A programação on line teve o cunha de esclarecer alguns pontos não compreendidos pela população sobre a atual política de estratégia adotada para combater a covid-19, além desmentir boatos plantados na mídia de forma maldosa com o intuito de tentar mudar a opinião pública sobre as ações que estão sendo bem conduzidas, como a invasão política do médico e vereador Alexandre Costa ao Hospital das Clínicas.

A entrevista, que teve como público alvo toda sociedade, especialmente os que estão preocupados com o avanço da covid, foi muita esclarecedora elencando os principais pontos que estavam deixando dúvidas na população sobre a atuação do município. Fabrício Coelho esclareceu passo a passo sobre o protocolo de atendimento aos pacientes suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus, desde a testagem até a realização dos exames, sempre confirmando que há critérios, não burocracia que venha impedir do paciente de fazer sua realização de acordo com a necessidade exigida. O novo protocolo de atendimento para testagem rápida terá os critérios baseados nas normas técnicas do Ministério da saúde (MS) e do COSEMS-MA. 
Foi abordado a lamentável invasão do médico e vereador Alexandre Costa ao Hospital das Clínicas, ato classificado pela maioria da sociedade como irresponsável e desproporcional, tendo supostamente como pano de fundo a política partidária. Coelho esclareceu que após a denúncia ser encaminhada ao Ministério Público pelo médico, o órgão fiscalizador da justiça, por meio de um servidor, esteve in loco na Casa de Saúde e comprovou que as denúncias não tinham consistências, ou seja, não passavam de factoides e alvoroço descabido do vereador, sendo devidamente comprovado a existência de todo material e equipamento, inclusive EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e respiradores.
O coordenador da Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Francinaldo Teixeira, também derrubou por terra outro factoide que consistia em negar a veracidade dos dados dos boletins diários expedidos pela Secretaria de Saúde. Ele afirmou que o crescimento no número de casos confirmados, assim como também a sua estabilidade, depende do endereço de cadastramento do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Conforme sua síntese, por exemplo, uma pessoa que é filha de Tuntum, mas há muito tempo estava morando em Santa Inês, o sistema da Secretaria de Estado da Saúde vai direcionar que o paciente infectado é da cidade de Tuntum, isso porque seu CPF, à época, foi cadastrado como ele residia em Tuntum. Segundo ele, por isso que vem ocorrendo alterações que chegam a gerar desconfiança, tanto pra mais, assim como pra menos. 
Ao longo do programa foi sempre reforçada as medidas de prevenção, como o distanciamento social e o uso com frequência de máscaras, sendo todos aconselhados a sair de casa somente mediante grande necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário