sábado, 9 de maio de 2020

Cresce o número de casos de Covid em Presidente Dutra, Barra do Corda, São Domingos e Tuntum


Os números de casos de Covid-19 vêm crescendo assustadoramente nos municípios da região, principalmente nas cidades de Presidente Dutra, Barra do Corda e São Domingos do Maranhão. As informações divulgadas diariamente têm o intuito de deixar a população consciente quanto a situação e ao mesmo tempo adverti-la sobre o crescimento da doença e seus perigos.
O rápido crescimento de casos nesses municípios vêm surpreendendo as autoridades de saúde, que veem o avanço como falta de cuidado da população, principalmente sobre a política de prevenção que está sendo adotada em todo pais, cumprida hoje de forma parcial e aumentando os riscos de transmissão do vírus. Em presidente Dutra e Barra do Corda, cidades de muito trânsito e também consideradas cidades-dormitórios, possivelmente por causa da falta do cumprimento das medidas sociais, são as que estão desenvolvendo mais casos, deixando parte de seus moradores em estado de pânico.
Apesar do alarmante crescimento, o número de vítimas fatais têm sido mínimo, somente um caso em Barra do Corda, o que fez deixar a população mais atenta com as medidas restritivas. No município de São Domingos, onde os casos crescem de forma mais tímida, mas com números que já começam a assustar, a população já passou a sentir que a responsabilidade tem que ser maior em cumprir rigorosamente as medidas de prevenção, ainda não tão bem aceita.
Em Tuntum, município a apresentar os primeiros casos na região, encontra-se numa situação mais confortável que os demais, somente 14 confirmados. Por ser um município mais recuado e talvez por sua população assimilar mais as recomendações, além do empenho da Secretaria Municipal de Saúde no desenvolvimento de ações de conscientização, o número pouco têm evoluído. Mesmo diante da estatística, vale lembrar que não há segurança alguma de que não aparecerá casos desproporcionais com a realidade, já que o comportamento do vírus tem se mostrado imprevisível.  
Nesse municípios, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas, principalmente no início da pandemia, os gestores se mostram empenhados oferecendo instrumentos de atendimento dentro da razoabilidade, como enfermarias específicas dotadas de respiradores e sempre uma boa equipe médica de plantão. 
Mas nada disso vai ser suficiente para conter o avanço da doença, vai ser sempre uma medida para remediar a gravidade do problema, que diante da incompreensão do povo em não fazer valer as recomendações de isolamento social, a situação tenderá a se agravar.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário