.

.
.

terça-feira, 12 de maio de 2020

Estudo aponta que hidroxicloroquina não evita mortes por Covid-19 e ainda afeta coração



CORONAVÍRUS - A hidroxicloroquina não evita mortes pela Covid-19 e ainda pode causar problemas no coração. É o que aponta um estudo publicado ontem no Journal of the American Medical Association.

A pesquisa foi realizada em 1.438 pacientes de 23 hospitais do estado de Nova York, nos Estados Unidos. A maior parte (59,7%) era formada por homens com 63 anos, em média. Internados há pelo menos 24 horas entre 15 e 28 de março foram consideradas elegíveis. O último acompanhamento aconteceu em 24 de abril.

Os pacientes foram divididos em quatro grupos: o primeiro foi tratado só com hidroxicloroquina, o segundo, apenas com azitromicina, o terceiro, com os dois medicamentos e o último, com nenhum dos dois.

Imagens de raio-x constataram que os que foram medicados (cloroquina, azitromicina ou ambos) ficaram mais propensos a desenvolver problemas como diabetes, baixa saturação de oxigênio e manchas anormais nos pulmões.

E ainda: dos que receberam os medicamentos, 15,5% registraram paradas respiratórias e 27,1%, anormalidades nos eletrocardiogramas. A proporção é de 13,7% e 27,3%, respectivamente, entre os tratados apenas com hidroxicloroquina, 6,2% e 16,1% entre os que receberam azitromicina; e 6,8% e 14% entre os que não foram medicados com nenhum dos dois.

Também de acordo com os pesquisadores, na comparação com os pacientes que não receberam nenhum dos medicamentos, não aconteceram diferenças significativas na moralidade dos que foram tratados com hidroxicloroquina, azitromicina ou os dois. SantaPortal

Nenhum comentário:

Postar um comentário