.

.
.

domingo, 10 de maio de 2020

Paciente de Tuntum com suspeita de Covid morre no Socorrão de Presidente Dutra; exames ainda não foram confirmados


A paciente de Tuntum, Antonia Pereira Barros Morais, 71 anos, morreu hoje (10) pela manhã no hospital Macro Regional de Presidente Dutra com suspeita de Covid-19. Ela esteve internada no Hospital das Clínicas apresentando todas os sintomas de contágio, como febre, tosse e falta de ar. Como o tratamento não evoluiu em razão da gravidade, a paciente foi encaminhada ao Hospital Socorrão, centro de referência na região para esse tipo de tratamento, onde foi levada para uma ala específica de tratamento do Covid, sendo posteriormente encaminhada a um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde ficou intubada desde o dia 27, vindo a óbito na manhã de hoje. Seguindo recomendações dos organismos de saúde, seu corpo será sepultado na cidade de Presidente Dutra, sem velório e a presença dos parentes. 
O resultado que diagnostica a patologia do Covid-19 ainda não foi confirmado, portando, não se pode confirmar que Antonia Pereira Barros tenha morrido com o contágio da doença. Pelo protocolo e por conta da tomografia, ela é considerada uma paciente com Covid, porém, os órgãos de saúde  aguardam a confirmação dos exames feitos. Em razão da não confirmação da causa mortis, por ausência do teste rápido e do PCR, o óbito não foi relacionado no boletim diário expedido pela Secretaria Municipal de Saúde, que segue as orientações da Secretaria de Estado da Saúde.
A possibilidade é que amanhã o resultado dos exames sejam expedidos, caso seja confirmado ou não a causa mortis por infecção do Covid, o Hospital Macro Regional fará a expedição da declaração de óbito e encaminhará á secretária de Saúde de Tuntum. Conforme o secretário de Saúde, Fabrício Coelho, a causa mortis, seguindo o rito da Secretária de Estado da Saúde, só pode ser considerado como infecção por Covid com o resultado do exame. "A recomendação que nós temos do estado é pra colocar confirmado somente com o resultado do exame PCR ou do teste rápido", afirmou.
Como a paciente estava internada na ala de suspeitos de Covid-19 e sua tomografia tinha forte tendências para a infecção da doença, pode ser que a causa da morte tenha, pelas evidências, sido realmente confirmada como Covid. O correto, agora, é aguardar o resultado dos exames...      

Nenhum comentário:

Postar um comentário