.

.
.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

ANÁLISE: a eleição de Dr. Tema e Éric Costa em Tuntum

 

Nesse momento há muita expectativa quando as eleições que já se avizinham e quanto a força e a capacidade eleitoral de cada candidato em nossa região, principalmente quanto a possibilidade de sua eleição. O blog do Lobão faz agora uma análise, segundo seu ponto de vista e ótica de conhecimento, não sendo tendencioso, mas descrevendo aquilo que vem pensando e esboçando a população da região sobre cada figura política, já declaradas como candidatos a deputado estadual. A princípio vamos destacar o candidato do prefeito Fernando Pessoa (PDT), Éric Costa, e Dr. Tema, ex-prefeito de Tuntum.

Inicialmente discorro sobre o candidato do prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, seu cunhado Éric Costa, ex-prefeito de Barra do Corda. É notável que Costa poderá ter uma votação expressiva, pois se trata do candidato do prefeito, que além de sua posição política investirá todas as suas fichas, inclusive financeira, para que seu candidato tenha um bom resultado nas urnas.

Não se acredita que Éric terá a votação semelhante que teve Fernando Pessoa quando foi candidato a deputado, logo porque ele não é de Tuntum, e, ainda, carrega consigo números razoáveis de rejeição dentro do próprio grupo, que pode também ser fruto de seus embaraços políticos em Barra do Corda.

Na visão geral, de acordo com os investimentos que estão sendo feitos, que é normal, o ex-prefeito barra-cordense, tem possibilidades claras de ser eleito deputado, não há dúvida. Não podemos esquecer que o seu maior quantitativo eleitoral deve vir de sua terra natal, que hoje conta com mais dois pré-candidatos da terra, Abigail Teles, esposa do prefeito Rigo Teles, e Gil Lopes, havendo um indicativo claro de que haverá o fatiamento do eleitorado naquela cidade. Mesmo diante da concorrência acirrada, segundo fontes, o ex-prefeito tem reais possibilidades de obter a maior votação naquele município.

Éric ainda não é uma figura muita conhecida no seio da sociedade tuntuense, ultimamente tem se mantido a meia distância, aparecendo de forma esporádica e sem tanto compromisso político, parecendo que ele está deixando tudo a cargo do cunhado, que pode ser uma espécie de retribuição de Fernando pelo que recebeu de Éric do Passado.

Só que Costa não está sozinho no páreo, ele terá que enfrentar um candidato com muita aceitação popular em Tuntum, podendo haver muita dissidência do eleitorado cativo em detrimento de seu forte concorrente, Dr. Tema, homem ainda muito querido e de muito serviço prestado durante os seus longos cinco mandatos, com aquela velha e justa alegação: “não vou deixar de votar no de casa para votar no de fora”.

Como exemplo, relembramos a eleição do deputado Luís Coelho Batista, o ex-prefeito Luisão, oportunidade em que obteve uma votação esmagadora em Tuntum, fruto da fiel colaboração de seus opositores que declararam votar em alguém da cidade, aquele que está mais próximo, do que alguém de fora e sem compromisso com o povo. Para evitar essa previsível debandada de seu eleitorado, o prefeito terá que montar uma boa estratégia e partir para o corpo a corpo com uma política de convencimento popular e outros artifícios.

Dr. Tema, ex-prefeito de Tuntum em cinco ocasiões, figura como candidato a obter maior votação em Tuntum. Seu legado de homem popular e querido estão dando garantias de que terá uma votação expressiva no município. Pelas análises junto a população e a própria atmosfera política, Dr. Tema é o mais querido, tendo uma baixa rejeição diante do eleitorado. Segundo as expectativas e a própria visão de quem vem acompanhando o processo político, Tema Cunha tem possibilidades reais de atingir a casa de mais de 7 mil votos em Tuntum.

Em todo contexto, as chances de o ex-prefeito ser eleito são reais e claras, já que vêm obtendo em toda extensão do estado muitos apoios, inclusive em São Luís, capital, além de apoios em vários municípios. Além desses fatores, seu partido, o Podemos, têm uma legenda que não é alta, que está na casa dos 25 mil votos, que talvez seja a mais baixa para um candidato ser eleito, redobrando ainda mais todas as possibilidades de sua eleição.

Em Tuntum, Dr. Tema terá, com certeza, sua maior votação, votos que virão de ambos os lados, alicerçados pelas políticas de paz, amor e sem perseguição que fez no passado, além da grandeza solidária que sempre teve com os que lhe procuraram em momentos difíceis. Esses e outros fatores, como um grande pool de obras, serão os principais carro chefes da campanha de Tema Cunha em Tuntum, sendo seu principal cabo eleitoral sua história de passado recente, ainda muito vivo na mente das pessoas, feita com luta e amor pelos tuntuenses.

Os reflexos das administrações de Cleomar Tema lhe renderam fama nos municípios circunvizinhos, principalmente com uma política de saúde pública, oportunidade em que seu hospital era aberto a toda população da região para serviços não oferecidos em outros municípios, principalmente de cirurgias eletivas. Municípios como Presidente Dutra, São Domingos, Santa Filomena, Graça Aranha, Dom Pedro, Governador Archer e outros, tiveram centenas de beneficiados, pessoas que hoje recordarão e buscarão retribuir o bem que receberam.

O embate vai ser duro e pode até trazer novidades, mas Tema Cunha é o franco favorito em Tuntum, podendo ser também uma surpresa na região...     


6 comentários:

  1. Estamos lutando como cabo eleitoral do Tema vai ser a honra vê ele ser eleito

    ResponderExcluir
  2. Caro Lobao, gostei de sua análise. Sem paixão ou denegrir qualquer candidato. E c8ncordo!

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que o blogueiro é imparcial, já pensou se não fosse!!! Kkkk

    ResponderExcluir
  4. Pra felicidade de tuntum e o estado do Maranhão Dr. Tema será eleito com uma grande votação, pois o povo do bem é maior do que o povo do mau. Deus no comando !!!.

    ResponderExcluir
  5. Blogueiro chupa ovo, vive de querer ofender e julgar as pessoas por míseros trocados, ainda se diz ser da igreja, cara planta o bem que vc será recompensado…

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus .Fala sério? Para o bem do Maranhão. Até onde eu sei tuntum é seus municípios estavam mortos por anos e anos e ressuscitou com a nova gestão.Se ñ cuidava de uma pequena cidade como essa imagina de um estado Lamentável ler esse tipo de comentário. Mas tenho Fé em Deus q o descaso com a população tuntuense ñ voltará jamais

    ResponderExcluir