sexta-feira, 26 de agosto de 2022

EDIVALDO, LAHESIO E WEVERTON BRIGAM POR VAGA NO SEGUNDO TURNO; BRANDÃO PARECE GARANTIDO

 


O horário começa nesta sexta-feira (26) e deverá ser determinante para saber quais dos nove concorrentes ao Governo do Maranhão irão ao segundo turno da eleição.

Com base nos resultados das últimas pesquisas, sendo a mais recente da do IPEC/TV Mirante, pode se supor que o governador Carlos Brandão (PSB) tem passagem garantida, restando saber quem irá disputar com ele.

Weverton Rocha (PDT), que já liderou a corrida ao Palácio dos Leões, foi ultrapassado por Brandão e agora encontra-se em situação de empate com o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PSD), corre sério risco de ficar fora do segundo turno.

O pedetista, que fez uma pré-campanha ostensiva mostrando poderio político e econômico, conforme as sondagens junto ao eleitorado, perdeu fôlego, mantém tendência de queda e pode ser ultrapassado novamente. A publicação é do Jjornalista Jorge Vieira que vem fazendo dia a dia a cobertura das eleições.

O representante do PDT iniciou sua campanha como se tivesse disputando uma corrida de cem metros, mas pelo visto, cansou ante a maratona, a militância perdeu o entusiasmo e prefeitos pularam foram da barca.

Já o ex-prefeito Edivaldo, se movimentou pelo interior do estado sem fazer alarde, mantem um forte vínculo com a população de São Luís, maior colégio eleitoral, e deve ter no horário eleitoral um grande aliado para mostrar experiência de gestão e tudo que fez pela capital.

Edivaldo, de fato, é uma séria ameaça ao pedetista, pois está empatado com ele e com tendência de crescimento, principalmente após cessarem os botados que colocavam em dúvida sua candidatura.

Outra ameaça ao neobolsonarista Weverton é o bolsonarista raiz e ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), e sua fala mansa. Atualmente em quarto lugar nas pesquisas, Bonfim também continua no jogo.

Para os outros cinco candidatos, pelo que tem mostrado os levantamentos feitos até agora junto ao eleitorado, o horário eleitoral não fará nenhuma diferença, alguns deles nem tempo de TV e rádio tem direito.

Portanto, esta nova fase da campanha que terá início hoje pode ser decisivo para as pretensões de Edivaldo, Lahesio e Weverton, passarem para o segundo turno, já que é consenso entre os que acompanham a sucessão que uma das duas vagas está praticamente garantida a Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário