.

.
.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Pesquisa Econométrica: Brandão amplia vantagem, Weverton e Lahesio empatados

 


A segunda pesquisa de intenção de voto para as eleições no Maranhão, realizada pelo Instituto Econométrica/O Imparcial, mostra que o atual governador Carlos Brandão manteve a liderança e ampliou a vantagem na disputa pelo governo do estado. A pesquisa também apontou para um empate técnico entre os candidatos Lahesio Bonfim, prefeito de São Pedro dos Crentes (PTB), e o senador Weverton Rocha (PDT).

O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 15 de agosto em São Luís e mais 58 cidades do Maranhão. Na disputa pelo Palácio dos Leões estão nove candidatos: Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Jr. (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Hertz Dias (PSTU), Joás Moraes (DC), Lahésio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade), e Weverton Rocha (PDT).

O candidato Frankie Costa, do Partido Comunista Brasileiro (PCB), não esteve entre os candidatos pesquisados por ter confirmado a candidatura recentemente.

Resultados e comparativo

A segunda pesquisa Econométrica/O Imparcial estimulada para o Palácio dos Leões mostrou que o atual governador, Carlos Brandão (PSDB), manteve a liderança e ampliou a vantagem, saindo dos 34,8% das intenções de voto para 40,7%, quase seis pontos percentuais a mais que no primeiro levantamento, realizado entre 19 e 22 de julho.

Se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr(a) votaria? (Pesquisa estimulada).

Já na vice liderança permanece o empate técnico entre o senador Weverton Rocha e Lahésio Bonfim (PTB), prefeito de São Pedro dos Crentes. O pededista caiu mais de dois pontos percentuais, de 23,6% em julho para 21,4% nesta pesquisa. Já Lahesio continua com os mesmos 20,5% das intenções de voto.

O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), perdeu apenas um décimo do eleitorado entre as duas pesquisas, sendo escolhido por 7,5% dos questionados. O Professor Joás Moraes, recém ingresso na disputa ao governo, recebeu 1,1% das intenções do eleitorado maranhense.

Votos válidos

Na pesquisa apenas com os votos válidos, Carlos Brandão teria 44,4%, Weverton Rocha 23,4%, Lahésio Bonfim 22,4%, Edivaldo Holanda Júnior 8,1%, Prof. Joás Moraes 1,2%, Simplício Araújo 0,3%, e Enilton Rodrigues e Hertz Dias 0,1%. Os votos válidos não incluem votos brancos e nulos.

Confrontos no 2º turno

Assim como a pesquisa Econométrica/O Imparcial realizada em julho, o levantamento de agosto também simulou três possíveis confrontos em um segundo turno para o governo do Maranhão.

No confronto entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, o governador teve 48% das intenções de voto (42,1% em julho) contra 32,1% para o senador do PDT (32,9% no primeiro levantamento). Não souberam ou não responderam contabilizaram 7,3%, votos nulos e brancos somaram 12,6%.

Se houver segundo turno na eleição para governador do Maranhão e os candidatos forem esses, em quem o sr(a) votaria? (CONFRONTOS)

Num segundo cenário com Brandão e Lahésio, o candidato do PSB venceria com 52,8% das intenções de voto, enquanto o prefeito de São Pedro dos Crentes teria 29,5%. Brancos e nulos foram 9,9%, não sabem/não responderam somaram 7,9%


No terceiro e último duelo simulado de segundo turno, o senador do PDT Weverton Rocha seria o vencedor com 40,6% das intenções, ao passo que Lahesio somaria 33,3%. Brancos e nulos somaram 14,4%, não sabem/não responderam são 11,8%.

Fonte e matéria completa: www.oimparcial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário