.

.
.

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

TUNTUM: Com possível medo de enfrentar os professores, vereadores da situação faltam a sessão; professores vão às ruas

 


Os vereadores de Tuntum, que deveriam ser os fiéis representantes do povo, talvez não estão honrando como deveriam a causa que abraçaram, que é a defesa dos direitos dos seus concidadãos e munícipes. Na sessão ordinária que teria hoje (19), previamente agendada para recepcionar os profissionais em educação para tratar sobre o pagamento do abono da classe, não aconteceu novamente por falta de quórum. Por mais uma vez os vereadores que dão apoio ao governo municipal não compareceram à sessão, um suposto artifício ou manobra para retardar os esclarecimentos sobre o abono.

Estiveram presentes no plenário da Casa aguardando a chegada dos demais, somente os quatro vereadores do bloco de oposição: José Solisvan, Alan Noleto, Zé de Ourinho e Renan Bílio. Mesmo assim, sob a liderança do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tuntum (SINDSERT), professor Leno Carlos, e do assessor especial da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Maranhão (FETRACSE), Valmir Carlos Araújo Júnior, foi aprovada uma assembleia extraordinária onde foi deliberado um novo encontro na Câmara, para a próxima sexta-feira, dia 26, para ser tratado dos mesmos assuntos. Ainda foi deliberado, que após a sessão, de forma pacífica, os professores sairão em caminhada pelas ruas da cidade. 


Segundo os líderes sindicais, o evento será o primeiro de muitos que serão deflagrados, podendo haver também outras formas de manifestar a situação que restringe a categoria, que neste caso tem sido o não pagamento do abono, restos a pagar das sobras do Fundeb 70% do exercício 2021, até o presente negado pela gestão municipal, mas comprovado sua existência com clareza por meio das folhas de pagamento fornecidas pela própria Prefeitura e Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

VEREADORES PROFESSORES NÃO COMPARECEM

De forma vergonhosa e ainda não explicada, que talvez não tenha uma explicação plausível, os vereadores professores, que deveriam ser os primeiros a defender a justa causa, simplesmente não compareceram, envergonhando a própria categoria que também fazem parte. Deixaram de comparecer os vereadores professores Carloman (Carlim) Tibúrcio, Geová Soares e Ironílson Rodrigues. O não comparecimento desses edis pegou a classe de surpresa, já que todos entendiam que os mesmos seriam os únicos a apoiá-los. 

Entre os profissionais de educação, o nome do vereador Carlim Tibúrcio foi o mais destacado, já que sempre participou ativamente das reuniões da categoria e sempre se mostrou favorável as reivindicações pleiteadas, para de repente nem se quer comparecer a tão esperada sessão de esclarecimentos dos inequívocos direitos dos profissionais. Já estaria o vereador discordando da posição dos professores? Ou foi persuadido a ficar contra e a favor da gestão? 

Nas vezes em que foi candidato, inclusive no último pleito eleitoral, Carlim tinha como discurso a defesa da educação e o direito dos professores, que pelo fato de hoje, aparentemente, mostra-se contraditório ao perfil pregado. Tibúrcio já foi candidato algumas vezes, mas nunca logrou êxito em suas investidas, está hoje no posto como vereador porque um membro da casa pediu licença. O seu não comparecimento, que ainda não foi justificado, pode até ser por razões superiores, mas Carlim precisa provar aos seus coirmãos de batalha o porquê de sua ausência, do contrário, ele não é a diferença que sempre pregou, ou seja, é igual aos demais, segue a mesma linha de comando.

Mas a decepção não foi só a ausência de Carlim Tibúrcio, o também suplente de vereador Ironílson Rodrigues, hoje titular em razão do afastamento provisório de um colega, que inclusive já foi até gestor escolar (diretor de escola) e hoje ocupa o cago de secretário adjunto de educação, também decepcionou profundamente os colegas.

Para os presentes, Iveronílson não só foi uma simples decepção, ele também pode estar traindo os colegas, se acovardando das causas que sempre defendeu com unhas e dentes, e que talvez por estar com cargos no governo e aliado ao próprio sistema, esteja contrário aos seus princípios, o que é muito de se estranhar, já que sempre foi considerado de boa índole e de caráter autêntico. Rodrigues precisa também dá uma boa justificativa para a sua possível mudança de postura, se é que realmente mudou mesmo, ou se sua ausência foi um lapso do esquecimento do cotidiano. Muito estranha sua ausência...


4 comentários:

  1. Os professores da situação só vão visitar os professores em setembro quando chegarão com o real na mão e oferecendo empregos para alguém de seus familiares, empregos estes que chegaram ao fim depois das eleições. Aguardem e veram!!!. é a hora de dar suas devidas recepções!!!🖕🖕🖕🖕🖕☝️☝️

    ResponderExcluir
  2. E abrem a boca pra dizer que são representantes do povo, quando na verdade representam a pessoa do prefeito. Vergonha alheia, lamentável! 🤮🤮🤮🤮🤮

    ResponderExcluir
  3. Bando de convarde esses vereadores. Espero que na próxima eleição o povo não , esqueça do que eles estão fazendo.

    ResponderExcluir
  4. O então veriador Ironilson estava de bobeira a manhã toda desta sexta-feira em seu povoado, não compareceu porque não quis.

    ResponderExcluir