.

.
.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Morre Curió, ex-coronel da ditadura e 'chefe' do garimpo de Serra Pelada


Militar que comandou combate à guerrilha do Araguaia faleceu após ser internado em hospital de Brasília; em 2020, ele se encontrou com Bolsonaro.

Sebastião Rodrigues de Moura, o ex-militar e ex-deputado federal mais lembrado pelo seu papel no combate na guerrilha do Araguaia, nos anos 1960 e 1970, morreu em Brasília nesta quarta-feira (17), aos 87 anos. Ele havia sido internado no início da semana, e sofreu uma falência múltipla de órgãos.

Curió atuou como militar entre 1952 e 1982, quando foi reformado. Entre suas ações, estava sua participação na organização do governo militar contra a chamada “Guerrilha do Araguaia”. O então major foi acusado de ter papel de destaque na ação estatal, inclusive liderando sessões de tortura contra guerrilheiros.

Após seu papel na ditadura, ele foi deputado federal nos anos 1980 e interventor federal no oeste do Pará durante o boom de mineração de Serra Pelada. A mina fica hoje em um município de nome “Curionópolis”.

Nos últimos anos, o militar reformado e ex-parlamentar vivia recluso em Brasília, recebendo uma aposentadoria de R$ 26,7 mil, segundo dados do Portal da Transparência. Uma das raras aparições foi no início da pandemia, quando visitou o presidente Jair Bolsonaro. O texto do Planalto sobre o encontro, exaltando o papel do militar na morte dos guerrilheiros, foi retirado do ar a pedido da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário