quinta-feira, 7 de maio de 2020

Pastor Elidonio, novo presidente da Assembleia de Deus em Buriticupu


Tomará posse nessa sexta-feira(08), como novo presidente da Assembleia de Deus em Buriticupu-MA, pastor Elidonio Carvalho da Silva, com Elidonio também serão empossados os pastores Ermilton Santos, Mário Saraiva e Pr. Cleudson Pereira, carinhosamente chamado de Manin.

O culto de posse está previsto pra acontecer as 19h no templo central da igreja, situada na avenida da Assembleia de Deus nº 500 centro, devido a pandemia do novo coronavírus, o evento terá público presencial reduzido há alguns membros e ao colegiado de obreiros, os demais fieis  e a população poderão acompanhar pelos canais de comunicação da igreja, instagram, youtube e facebook.
Sedeado na sede do município, o campo que será pastoreado por Pastor Elidonio é o maior de entres os 09 campos missionários ligados a CEADEMA- Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Maranhão existentes no município de Buriticupu.

Elidonio Carvalho será o 11º presidente da Assembleia de Deus em Buriticupu e substituirá o reverendo pastor Anselmo Cardoso que já dorme com o senhor, e terá a árdua, porém gloriosa missão de pastorear o rebanho do senhor na AD de Buriticupu. Além do pastor Anselmo Cardoso, conduziram o rebanho os pastores Antônio Arnoldo, Coelho, Elias, Joel, Travasso, Elias Lima (2 vezes), Cesário, Amarante  e José Gomes.

Estamos aqui, crendo ser uma direção Divina, a nossa maior expectativa é poder continuar servindo a igreja do Senhor nesta cidade e dizer pra o povo conte conosco, estamos chegando pra servir”. Pontuou pastor Elidonio. 

Conheça resumo biográfico de vida e ministério do novo presidente da AD em Buriticupu Elidonio Carvalho da Silva:

No dia 02 de agosto de 1979, no povoado Belém, Município de Tuntum, Estado do Maranhão, o casal José e Maria, foi agraciado com a chegada de seu 6º filho. Ao olhar para o bebê, cremos que seu pais disseram, esse será um homem idôneo. Será chamado de Elidonio.

O menino cresceu e a família também. Ao completar 14 anos, Elidonio já contava com 10 irmãos.

Observando a diferenciada capacidade do adolescente, seus pais o enviaram par estudar na cidade e o lugar escolhido, foi a casa de sua irmã Eunice na cidade de Açailândia, por lá permanecendo até o ano de 1994, quando ainda acompanhando sua irmã, foi para a cidade de São Pedro da Água Branca, onde ficou até o ano de 1997.

Depois desse período, o jovem Elidonio retornou para a casa de seus pais no povoado Belém, porém por lá não ficou por muito tempo. A cidade seguinte de residência, foi São Domingos do Maranhão, localidade onde Elidonio teve o melhor de seus encontros, quando no ano de 1998, conheceu e aceitou a Jesus como Salvador.

Nesse mesmo tempo, o Senhor proporcionou ao jovem outro especial encontro, dessa vez com a jovem Eloilde, filha do então pastor daquela cidade, Pr. José Pereira. No dia 03 de março de 2000, os enamorados receberam-se em matrimônio.

Desde os primeiros dias de sua fé, o jovem já despertava o olhar de seus líderes, pela habilidade de liderança, tendo logo recebido cargos como líder de mocidade.

No ano seguinte, a família mudou-se para a cidade de Lima Campos, onde o irmão Elidônio, teve a oportunidade de dirigir a congregação do povoado Independência, sendo esse o seu primeiro trabalho como dirigente.

Em 2002, o Senhor os enviou para Dom Pedro, cidade onde o Nosso Deus proporcionou a eles grandes alegrias, dentre elas, a chegada da primogênita Laís e sua consagração como pastor.

Em 2006, chegando novamente a hora de mudar de cidade, a direção de Deus indicava como destino a cidade de Tuntum, localidade onde cresceu a menina e hoje jovem Laís e nasceram os dois varões, José Berg e Esaú.

Em Tuntum, entre outros fatos marcantes, podemos citar o recebimento da presidência da igreja, das mãos de seu sogro, também pai e pastor José Pereira, do qual nesse momento, considerando a emoção que o assunto recobra, nos limitamos a dizer, que ele está na glória, acrescentando tão somente o inegável desejo humano de que ele estivesse conosco nesse momento. A sua memória é inevitável, a quem nos reportamos a sua eterna companheira, missionária Eunice.

No torrão querido de Tuntum, Deus ainda preparou o que podemos chamar de equipe vitoriosa. Foi em Tuntum que agregaram-se ao ministério do Pr. Elidonio, os pastores Ermilton Santos e Mário Saraiva, ambos oriundos da cidade de Passagem Franca. Pr. Ermilton, ao lado de sua esposa Francinete e filhos Caio e Miqueias, são os responsáveis por impulsionar a igreja ao trabalho missionário, enquanto que o Pr. Mario Saraiva, missionária Elizângela e o filho Mateus, respondem pela valiosa tarefa de educação cristã na igreja.

Em abril de 2017, o Senhor põe termo ao trabalho do Pr. Elidônio em Tuntum, direcionando-o a cidade de Itapecuru-mirim, onde chegou para enfrentar como destaque, o grande desafio de reabrigar a igreja, que naquele momento encontrava-se sem templo e sem casa pastoral.

Força, coragem, disposição são palavras que sempre andam juntas e se tornam adjetivos presentes na vida desse homem de Deus. Não há tempo ruim, faça sol ou faça chuva. Foi cumprindo a ordem de atividade a tempo e fora de tempo, que juntamente com a igreja e sua equipe, Pr. Elidonio partindo praticamente do início da estrutura, em menos de 180 dias, proporcionou a igreja o prazer de voltar a congregar em seu templo central.

Em três anos de trabalho, além de contemplar o templo central em avançado estágio de construção, a igreja de Itapecuru teve ainda o prazer de ver seu pastor abrigado em casa pastoral; de construir mais duas casas para residência dos pastores; de edificar mais 8 novos templos, além de reformar os quatro templos subsedes.

Além das relevantes conquistas materiais, a igreja também celebrou nesse período importantes conquistas imateriais, que podem ser
exemplificadas com a reorganização da Secretaria de Missões, a partir da criação de 35 promotorias, tendo como resultado a ampliação do alcance missionário no próprio campo, além de romper as fronteiras, chegando em outros campos missionários no Estado do Maranhão e até mesmo fora do país, como é o caso da parceria para sustento de uma família missionária no Perú.

Foi também em Itapecuru-mirim que oficialmente passou a integrar a equipe, por ocasião de sua apresentação ao Santo Ministério, o Pr. Cleudson Pereira, carinhosamente chamado de Manin, sendo de fato praticamente mano e companheiro de longas datas.

Impossível falar sobre Pr. Elidonio e de trabalho em equipe, sem apresentar destaque para uma importante característica desse obreiro. Vamos falar de qualidades? Sim! Tão somente, porque uma de suas principais virtudes é a humildade, característica essa que o torna capaz de ouvir elogios sem no entanto, abarca-los para si. Exemplo dessa humildade é o uso da expressão “pastor presidente”, que apesar de fazer jus, propositalmente coloca em desuso tão somente com o objetivo de trazer ao nível de igualdade os demais pastores que estão ao seu lado.

“Não tenho ciúmes de ninguém porque a obra não é minha, é de Deus”. Ou “Ninguém toma o lugar de ninguém”, são frases facilmente identificadas como sendo pronunciadas pelo Pr. Elidonio, ocorrências essas que podem ser facilmente testemunhadas pelos aqui presentes, antes por ele pastoreados.

Estado do Maranhão, cidade de Buriticupu, inicia-se aqui, um novo capítulo dessa história, uma nova jornada, um novo caminho, mais um grande desafio, com a certeza que Deus está no comando.

 Por Rawlinsem Tavares

4 comentários:

  1. Parabéns reverendo pastor Elidonio , Deus abençoe o seu Buriticupu, Deus está com o senhor !

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe grandemente Pastor Elidonio.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pastor Elidonio, que Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, muitas bênçãos sejam derramadas em sua vida.

    ResponderExcluir