terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Leonardo Boff chama grupo Sarney de máfia e diz que Roseana mente


Sem título (2)
Como milhares de brasileiros, revoltados com o que vem ocorrendo no Maranhão devido o colapso no sistema de segurança no estado, Leonardo Boff, teólogo brasileiro, escritor e professor universitário fez, nesta segunda-feira (13), duras críticas à governadora Roseana Sarney (PMDB) e ao grupo político liderado pelo sei pai, senador José Sarney (PMDB-AP).
No twitter, Boff, expoente da Teologia da Libertação no Brasil, conhecido pela sua história de defesa das causas sociais, sem exitar chamou o grupo Sarney de “máfia” na rede social, onde tem mais de 100 mil seguidores. Revoltado com a convulsão social que afeta o Estado – provocada pela inépcia de um grupo político que governa o MA há mais quatro décadas -, o teólogo foi mais longe e disse que a governadora Roseana Sarney deveria ser punida por mentir à população do Maranhão, estado detentor dos piores indicadores sociais.
Deveria haver algum dispositivo legal para punir a governadora Roseana Sarney pelas mentiras que diz e pela alienação sobre seu Maranhão”, disparou. “Há um soberano desprezo pela máfia dos Sarneys até c/bispos”, continuou Leonardo Boff, um dos intelectuais mais respeitados do País indignado com a crise no sistema penitenciário e a falência da segurança no Maranhão.
O Maranhão é o estado brasileiro com maior percentual de miseráveis, e o único onde esse índice permanece em dois dígitos: 12,9%, quase quatro vezes mais do que a média nacional, de 3,56%. Os dados são de 2012 e revelam que o estado governado por Roseana Sarney piorou de posição no ranking da pobreza extrema na última década. O Maranhão tinha, em 2012, a segunda maior taxa de analfabetismo de jovens e adultos, com 20,8% da população de 15 anos ou mais sem saber ler e escrever. Alagoas estava em situação ainda pior, com 21,8%. A média brasileira era de 8,7%. O Maranhão tem também o segundo mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país, à frente somente de Alagoas, que é o lanterna. Esse índice é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e considera três dimensões: Educação, expectativa de vida e renda.
Leonardo Boff é doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.
Mais críticas
frei betto (2)
Na semana passada, quem também se posicionou sobre o descaso do governo maranhense foi o escritor, assessor de movimentos sociais e religioso dominicano brasileiro, Carlos Alberto Libanio Christo, 68, o Frei Betto. Religioso militante de diversos movimentos sociais no Brasil, ele classificou como “tragédia” a permanência da aliança do PT com o grupo Sarney no Maranhão.
Por meio de seu twitter, o respeitado religioso afirmou que “Para completar a tragédia do Maranhão, só falta o PT deixar de apoiar Flávio Dino (PCdoB) a governador e apoiar o candidato dos Sarney.”

2 comentários:

  1. ... Que bom que essa tragédia dos présidios maranhenses abram os olhos do país para o estado. A quatro décadas somos vítimas desse câncer Sarney.

    ResponderExcluir
  2. Ui.. bicha louca.. Leonardo Boff.. kkkkkkkk

    ResponderExcluir