terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Livro aponta Rigo Teles como um dos 10 políticos que mais enriqueceram no Brasil



Rigo Teles
Rigo Teles
(Folha Online)
“Os Ben$ que os Políticos Fazem”, de autoria do  repórter Chico de Gois do jornal O Globo, aponta o deputado maranhense Rigo Teles, como um dos que mais enriqueceram durante a atividade parlamentar no Brasil. Ele  se fundamentou em declarações de bens de vereadores de capitais, deputados estaduais e federais e 81 senadores. De início, juntou aproximadamente 10 mil documentos.
A pesquisa profunda se limitou a políticos que exerceram mais de um mandato ou concorreram em outras eleições cujo patrimônio cresceu mais de R$ 1 milhão no período.
“Mesmo assim, a base continuou grande”, conta. “O leitor poderá estranhar o fato de que, no livro, não apareçam personagens de fama nacional”.
Gois, então, chegou a dez nomes: Domingos Brazão, Aurélio Miguel, Aelton Freitas, Marcelo Nilo, Arthur Lira, Genecias Noronha, Rigo Teles, Wellington Fagundes, Mecias de Jesus e Natan Donadon.
“No Brasil do Século 21, os interesses políticos continuam os mesmos –vencer as eleições a qualquer custo e refestelar no poder”, escreve. “Para isso, formam-se alianças heterogêneas, velhos inimigos esquecem o passado e dão-se os braços com o objetivo de, uma vez eleitos, dividir o butim”.
“Os Ben$ que os Políticos Fazem” traz o resultado dessa investigação. “Os personagens descritos nesses capítulos são exemplos de políticos que aumentaram, indubitavelmente, seu patrimônio no período em que exerceram mandatos”, diz.
“Raramente alguém sai da política com menos do que entrou”.
Chico de Gois, repórter do jornal “O Globo”, testemunhou diversas campanhas eleitorais, cobriu CPIs e acompanhou o cotidiano da presidência da República por cinco anos.

Um comentário:

  1. qualquer um pode ser candidato, ser eleito ou nao. Aos invejosos: façam o mesmo, vao ser deputados e, politicos em geral e verao como funciona as coisas. É fácil, vao lá....pelo menos tente, nao custa nada, nao se gasta nada, é tudo 0800.

    ResponderExcluir