quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Amar o Maranhão é…

Por Abdon Murad/www.marrapa.com
Os menos moços devem lembrar dos bonequinhos da campanha amar é… que fez muito sucesso em meados dos anos oitenta. Foi uma empolgação tinha bonecos, em papéis de chicletes e por ai a fora.
1555506 647374528657752 1305647432 n 450x375 Amar o Maranhão é... Como no Maranhão tudo chega atrasado, criaram uma campanha de amor pelo o Maranhão, como se os maranhenses não amassem o estado e quisessem vê-lo prosperar.
Seguindo a mesma linha da campanha dos anos oitenta, segue abaixo alguns tópicos para faixas, cartazes, bonecos, etc.
Amar o Maranhão é… Ignorar que menos de quatro por cento dos seus habitantes possuem rede de esgoto.
Amar o Maranhão é… Ignorar que das cem cidades mais pobres do país, quarenta e nove ficam aqui.
Amar o Maranhão é… Ignorar que a expectativa de vida do maranhense é cinco anos menor que a média nacional.
Amar o Maranhão é… Ignorar que a nossa educação pública é uma das piores do mundo, conforme atestam os dados do ENEM é do PISA.
Amar o Maranhão é… Ignorar que um estado tão rico esteja entre os últimos em renda per capita e IDH.
Amar o Maranhão é… Achar normal que se tenha por aqui uma das piores taxas de mortalidade infantil.
Amar o Maranhão é… Aceitar como normal que quem precise de atendimento médico seja socorrido nos estados vizinhos.
Amar o Maranhão é… Achar normal que tenhamos uma das piores malhas viárias do Brasil e louvarmos o governo quando ele nos brinda com uma estrada asfaltada com asfalto tão fino que se poderia chamar de “película asfáltica”.
Amar o Maranhão é… Achar normal que a maioria da população não tenha água encanada em suas casas.
Amar o Maranhão é… Achar normal viver num dos lugares mais violentos do mundo com taxa de homicídios acima da média nacional e a capital do estado ser a 15ª mais violenta entre mais de 41 mil cidades existentes no planeta.
Amar o Maranhão é… Achar normal a corrupção tomando de conta das instituições.
Amar o Maranhão é… Concordar com a brutal concentração de renda nas mãos de poucos enquanto a maioria da população padece sem os serviços básicos.
Amar o Maranhão é… Aceitar de forma passiva que os donos do poder tenham acesso a tudo, ocupem todos os postos importantes na máquina pública enquanto os que não são da “panelinha” não tenham acesso a nada.
Amar o Maranhão é… Acreditar na caríssima propaganda oficial e comprar como verdadeira tudo que dizem sobre o quanto estamos avançados em relação ao resto país.
Amar o Maranhão é… Ignorar que o atraso do estado se deve ao receio que tinham os empresários em investir aqui por que os donos do poder, parentes e apaniguados sempre exigiam uma participação societária.
Amar o Maranhão é… Ignorar que os donos do poder se julgam donos do próprio estado e que, por isso mesmo, são nossos senhores e suseranos a quem devemos agradecer por suas existências.
Amar o Maranhão é… Achar normal que não aja qualquer alternância no poder por séculos sem fim.
Amar o Maranhão é… (Essa aqui você completa e acrescenta mais algumas).
Se você ama o Maranhão tem que concordar com tudo isso. Se você não concordar com a lista acima e mais algumas que pode acrescentar.
Por onde passo vejo essa ridícula campanha “Eu amo o Maranhão”. Tal campanha não consegue ser original em nada e muito se assemelha a campanha dos governos militares no seu período mais sombrio: “Brasil, ame-o ou deixe-o”. O pano de fundo era o mesmo a legitimação através de um suposto nacionalismo.
Será que amar é isso?

Um comentário: