quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

66% da população de São Luís defende afastamento de Roseana do cargo


Bd_LOWnIUAAFiWa
89% da população de São Luís defende intervenção federal no Maranhão; Pesquisa revela também que 66% quer a renúncia da governadora Roseana Sarney
Pesquisa realizada pelo Instituto Exata em São Luís no período de 10 a 13 de janeiro, obtida com exclusividade pelo Jornal Pequeno, revela que a imagem da governadora Roseana Sarney  (PMDB) sofreu um forte abalo na cidade com a crise no sistema de segurança pública. O percentual dos que dizem reprovar o governo é de 77%, contra 20% que afirmam aprovar. 3% não sabem ou não quiseram responder. Pelo mesmo instituto, em novembro, 60% reprovavam, 35% aprovavam. “A governadora Roseana Sarney está em seu pior momento na avaliação da população de São Luís”, aponta o relatório.
Na opinião de 89% dos ludovicenses, é necessária uma intervenção federal no Maranhão. 9% são contra e 2% não opinaram. E nada menos que 66% defendem que diante dos fatos recentes a governadora Roseana Sarney deveria renunciar ao cargo, ante 29% que discordam. O descrédito apontado pela pesquisa é tamanho que até 31% dos que dizem apoiar a governadora querem seu afastamento.
Os dados negativos na avaliação de imagem da governadora podem ser explicados pela percepção que a população está tendo da crise no sistema de segurança, assunto conhecido por 100% dos entrevistados. Indagados, por exemplo, sobre a política de segurança, 85% dizem que a reprovam e 14% que aprovam. E na percepção de 88% da população a segurança pública piorou no Maranhão.
A identificação da governadora Roseana Sarney como principal responsável pela crise é feita espontaneamente por 52% dos entrevistados, que apontam ainda a Secretaria de Segurança com 6% e a Polícia com 5%. Ou seja, 63%, se considerados que as três indicações referem-se ao Governo do Estado. A superlotação no Complexo Penitenciário é atribuída por 63% à governadora.
Na pesquisa estimulada, 61% dos entrevistados atribuem também ao Governo Estadual a onda de violência. 11% responsabilizam o Poder Judiciário, 9% a Polícia, 7% o Governo Federal, 2% o Legislativo.
A consulta também revela a predominância de um clima de insegurança na cidade e a expectativa de que haja mais investimentos na área. Contudo, aponta o relatório, “a pesquisa revela que a imensa maioria da população perdeu a confiança na liderança da governadora Roseana Sarney para resolver o problema”.
OBS: O blog passou toda a manhã sem acesso a internet, por isso a demora na atualização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário