segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dilma x Aécio: São Pedro dos Crentes, Belágua e Tuntum



A influência da Tv e a política populista do governo petista, capitaneado pelo Bolsa Família, principal  marqueteiro da campanha, levaram a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) a massacrar o candidato Aécio Neves (PSDB) em todo Estado do Maranhão (78,6%), exceção somente em um município, São Pedro dos Crentes, que deu 50,10% de sua votação ao candidato tucano, em números reais 1.256 votos, uma diferença apertadíssima de somente cinco votos.
Em compensação Dilma massacrou no município de Belágua, proporcionalmente a maior votação em todo país, a petista atingiu 93,93% dos votos, o que corresponde a 3.558 votos, contra 6,07%, exatos 230 votos. Belágua que em 2010 foi responsável também pela melhor  votação de Dilma, é conhecida nacionalmente por ter o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ocupando o topo da miséria do país com indicadores alarmantes, por lá 93% de sua população vive abaixo da linha da extrema pobreza, com R$ 70 mensais.
São Pedro dos Crentes
Em Tuntum, apesar da grande abstenção, os números favoráveis a presidente não foi diferente como em grande parte do estado, Dilma obteve 13.398 votos, contra 4.517 de Aécio Neves, uma maioria incontestável. Apesar dos esforços de alguns fãs e adeptos do programa de governo do candidato tucano que empreenderam uma campanha de esclarecimento de boca a boca, nada impediu ou veio provocar desestímulos no fiel eleitorado da candidata, ainda aficionado com seus programas sociais, pra muitos o carro chefe de sua eleição, que há mais de uma década vem cativando massivamente a classe mais baixa, responsável direta pelo sucesso da presidente nas urnas.
Família de Belágua
Talvez em lugar nenhum do Brasil se pode creditar direto e individualmente a reeleição de Dilma Rousseff a qualquer político, mas sim o desejo, consciente ou não, do próprio povo, cativado por um 'meio milagre econômico' que vem provocando diversas transformações sociais, sobretudo uma melhor qualidade de vida aos mais pobres. Combater o PT, é combater uma grande multidão de seguidores beneficiados por suas políticas públicas remediadoras, ainda incapaz, no momento, de erradicar a pobreza, mas capaz de mantê-la mais cheia de perspectivas, apesar dos diversos contrastes regionais ainda existentes por falta de atenção e maior eficiência política dos governantes.          

Um comentário:

  1. Atualmente, o PT estima que 52 milhões de brasileiros se beneficiam do Bolsa Família.

    Esse partido está condenando esses brasileiros à miséria perpétua, porque o "trocadinho" faz com que não se disponham mais a trabalhar.

    Mais grave. A condição essencial para a família receber a ajuda, não tem sido atendida: a maioria dos filhos não frequenta escolas.

    Quanto ao discurso de que houve uma enorme migração de pessoas da classe "d" para a classe "c", o PT divulga tal ascensão, mas esconde um grave problema. Trinta e quatro milhões de brasileiros considerados classe "c" estão pendurados no Serasa e/ou no SPC. Compraram veículos, móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, mas não podem pagar.

    ResponderExcluir