.

.
.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

PODERDATA: LULA OSCILA PARA MAIS E VAI A 53% DOS VÁLIDOS NO PÓS ROBERTO JEFFERSON

 Pesquisa PoderData realizada entre domingo (23) e esta terça-feira (25) mostra uma oscilação positiva de um ponto de Lula (PT) após os ataques de Roberto Jefferson, presidente de honra do PTB e aliado de Jair Bolsonaro (PL), a agente da Polícia Federal que cumpriam mandato de prisão na casa dele, no interior do Rio.

Segundo a sondagem, Bolsonaro oscilou um ponto para menos na última semana e está com 47%, enquanto Lula chegou a 53%. O placar repete o já divulgado pelos institutos Ipespe, AtlasIntel e Quaest.

Nos votos totais, Lula foi de 48% para 49%, enquanto Bolsonaro manteve os 44%. Brancos e nulos são 5% e indecisos 2%.

“As variações foram dentro da margem de erro. Pode ser um efeito direto do episódio envolvendo Roberto Jefferson, muito explorado pela oposição ao presidente e com grande exposição na internet e na mídia tradicional, sobretudo na 2ª feira, bem no meio da realização da pesquisa. Não se pode dizer isso de maneira definitiva, mas foi o único fato com potencial para ter impacto nos resultados”, diz o cientista político Rodolfo Costa Pinto, coordenador do PoderData.

A pesquisa ouviu 5 mil eleitores por telefone em 342 municípios nas 27 unidades da Federação de 23 a 25 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual para um intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-01159/2022. (Revista Fórum

Um comentário: