sábado, 1 de outubro de 2022

TÁ CHEGANDO A HORA DA VERDADE

 

Chegou a hora de separar o joio do trigo, do eleitor examinar cuidadosamente passado e presente dos nove candidatos envolvidos na disputa do Governo do Maranhão antes de definir o voto. Neste domingo, dois de outubro, o eleitor maranhense deve ir às urnas escolher seus representes no Executivo e Legislativo que tenham compromissos com a democracia e, acima de tudo, com o estados que pretendem comandar pelos próximos quatro anos.

Daí a importância de escolher um bom gestor, que esteja comprometido em resolver os problemas do estado e não com políticos inescrupulosos, que enriqueceram repentinamente sem que haja origem das fortunas e são investigados pela Polícia Federal por suspeita de desviar recursos públicos através de emendas parlamentares oriundas do famigerado orçamento secreto ou pagamento por obras não realizadas, como por exemplo a do Ginásio Costa Rodrigues, no Centro de São Luís.

Já imaginaram o Maranhão nas mãos de suspeito de participação em esquema de corrupção tomando conta de um cofre recheado e que pauta seu projeto de vida pelo patrimonialismo? Ou em candidato que aparece prometendo transformar o estado num paraíso tendo como única experiência a gestão de um minúsculo município, réu em processo que apura desvio de R$ 40 milhões da prefeitura?

Tem candidato para todos os gostos: centro, esquerda, extrema esquerda, direita fascista, porém, existem aqueles que pautam suas lutas em defesa do estado democrático de direito; em ajudar os que mais precisam e possuem passado limpo. Caberá ao eleitor, aquele sempre esquecido no cotidiano, mostrar seu valor, decidir o rumo do estado escolhendo governantes interessados em resolver os problemas mais urgentes das comunidades e não dos “amigos do poder”.

O eleitor não pode se deixar enganar com promessas de candidatos com passado nebuloso, investigado por corrupção e que fizeram da política um meio de sobrevivência, de acumular patrimônio mediante fraude. Chegou a hora de dizer não a essa gente que está na política para enriquecer ilicitamente, que vendem uma imagem de humildade até conseguir seus objetivos. E de gente assim, o Maranhão está cheio. O que não falta é lobo disfarçado em pele de cordeiro.

Portanto, neste domingo, dois de outubro, data que em será realizado o primeiro turno para governo e serão conhecidos os dezoito deputados federais, 42 estaduais e um senador, os mais de cinco milhões de eleitores aptos a votar (exatos 5.042.999) dos quais 4 milhões 403 mil e 760 (87,32%) têm dados biométricos cadastrados (foto, assinatura e digitais) e 639 mil 239 mil (12,68%) não e ainda 735 com nome social habilitado, têm a responsabilidade de eleger um governante ficha limpa, compromissado com o estado, que resolva o problema da falta de infraestrutura e crie condições para a geração de emprego e renda.

Dos nove candidatos registrado, segundo as sondagens junto ao eleitorado, quatro estão efetivamente no páreo na disputa pela passagem ao segundo turno: Carlos Brandão (PSB), Weverton Rocha (PDT), Edivaldo Holanda Junior (PSD) e Lahesio Bonfim (PSC). Os outros cinco candidatos: Enilton Rodrigues (PSOL), Simplício Araújo (SD), Joas (DC), Frankle (PCB) e Hertz Dias, pelos levantamentos estatísticos, cumprem apenas a missão de marcar posição.

O que não falta é opção, mas todo cuidado é pouco na hora de digitar o voto para não ter que passar quatro anos arrependido. É essencial analisar bem passado e presente, pois tem candidato com problemas com a justiça desde a juventude, defensor do famigerado orçamento secreto se apresentando com solução para resolver todos os problemas, que não são poucos, e aliado com presidente de partido investigado pela Polícia Federal por suspeita de desvio de dinheiro público destinado à saúde e educação dos municípios maranhenses, ou seja, um lobo disfarçado em pele de cordeiro. E nem precisa citar o nome. 

  • Jorge Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário