segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Governador Flávio Dino entrega Estrada da Pindoba e anuncia novos investimentos para Paço do Lumiar


Com 111 anos, a aposentada Brasilísia Rosa da Conceição, matriarca do boi da Pindoba e mais conhecida como Dona Basica, estava em festa neste domingo (11). Além das festividades da tradicional “morte do boi”, a aposentada estava feliz com a obra de recuperação da Estrada da Pindoba entregue pelo Governo do Maranhão à comunidade. “Ficou muito bonito, todo mundo gostou. Antes era muito ruim pra gente sair e chegar aqui, agora não. Estou muito feliz”, afirmou.
Inaugurada pelo governador Flávio Dino, a primeira etapa da obra contemplou 2 km da via, que liga a comunidade da Pindoba à MA- 204. No local foram feitas melhorias como a pavimentação asfáltica, meio fio, sarjeta e sinalização. A recuperação da estrada é parte do programa ‘Mais Asfalto’ do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), e ainda contempla serviços em ruas do Maiobão e Iguaíba, também em Paço do Lumiar, investimento que totaliza R$ 3.001.174,28.
Além de falar da importância da estrada para o desenvolvimento da produção agrícola do estado, na cerimônia de entrega realizada em frente à sede do Boi da Pindoba, o governador anunciou a recuperação do trecho que liga a comunidade até o Iguaíba.
“Aqui é um local muito conhecido por causa da festa do Bumba-Meu-Boi. Ao mesmo tempo é uma região conhecida, também, por sua produção agrícola. Por isso, essa estrada desempenha múltiplos papéis, seja de dignidade, circulação de mercadorias e circulação das pessoas, à mobilidade urbana e também é ao estímulo da economia e da cultura”, destacou o governador.
Sobre o estímulo à produção agrícola, Flávio Dino falou da ampliação das obras e também de outros programas que contemplam a região. “Para ligar essa importante região agrícola da Ilha de São Luís, que já recebe incentivos como assistência técnica e recebeu mais de 6 mil quilos de sementes e 6 mil litros de biofertilizantes, vamos estender a recuperação para os 4 km que ligam até o Iguaíba, permitindo que essas atividades econômicas cresçam e se desenvolvam e gerem trabalho e renda para nossa população”, afirmou.
Para Herlisson da Conceição, de 32 anos, líder do grupo de Bumba-Meu-Boi e neto de dona Basica, o investimento veio em boa hora e é fundamental para o desenvolvimento da comunidade. “Essa região aqui é responsável por 1/3 de toda a produção de hortaliças que é comercializada nos supermercados de São Luís e, também temos produtores de coco, fontes de água mineral e com certeza isso vai melhorar o escoamento da nossa produção”, destacou.
Herlisson também falou das mudanças trazidas pela estrada. “Há dez anos a gente não tinha uma recuperação assim. Todos os anos fazíamos vaquinha para comprar restos de concreto e pagar patrol para tentar fazer alguma coisa, mas a situação estava tão complicada que até os ônibus não estavam mais passando por aqui. Ficávamos ilhados. Num trecho de 2 km, a gente gastava de 10 a 20 minutos, agora são apenas 3”, detalhou.
Para quem passava sempre de carro pela via, como o morador da Itapera da Maioba, Irlani Mario Silva Gonzaga, além da economia de tempo a obra também trouxe economia com o veículo e qualidade de vida. “Antes era lama, buraco, poeira, a gente demorava muito passando por aqui e ainda quebrava o carro, acabava com a suspensão. Agora, não. Melhorou 100%”, declarou.

Além de beneficiar moradores da Pindoba, a recuperação da estrada melhora as condições de tráfego e mobilidade para bairros populosos de Paço do Lumiar como Maiobão, Maioba, Iguaíba, Cumbique, além de interligar diversos pontos da Grande Ilha, como Araçagi e Raposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário