quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Governador Flávio Dino entrega mais de 50 novas viaturas às Polícias Militar e Civil


Em mais uma etapa do processo de modernização da infraestrutura de Segurança Pública do Maranhão, o governador Flávio Dino entregou às Polícias Civil e Militar (PMMA), mais 56 novos veículos modernos e adaptados para o policiamento na capital e interior do estado. A entrega foi realizada nesta quarta-feira (21).
Em 20 meses, o Governo do Maranhão entregou 345 novas viaturas, reforçando o policiamento em todas as regiões maranhenses. Dessa vez, a Polícia Militar recebeu 50 novas viaturas e a Polícia Civil foi equipada com novos seis veículos – sendo quatro destinados para o trabalho de perícia e dois para guincho.
“Em meio às dificuldades pelas quais passa o país, não temos condições de superar todas as carências instantaneamente. Trata-se de uma decisão política priorizar como escolha legítima o Sistema de Segurança porque ele é uma premissa para a realização de outros direitos, tais como lazer, acesso à cultura, à convivência comunitária, acesso mesmo à educação. Trata-se de um enorme esforço fiscal que nós estamos fazendo”, disse o governador Flávio Dino ao entregar os veículos ao Comando da Polícia Militar.
Além das viaturas, o Governo do Estado entregou à Polícia Técnica, quatro veículos exclusivos para o reforço do trabalho de perícia, que serão destinados à qualificação da investigação criminal nas cidades de Imperatriz e Timon.  A Polícia do Maranhão também poderá contar com dois novos guinchos destinados às guarnições de São Luís e Imperatriz.
As viaturas entregues possuem tecnologia embarcada com tablets, câmeras de segurança, aparelhos de GPS e sistema de radiocomunicação.
“As viaturas novas garantem a substituição da comunicação feita via celular, por comunicação via rádio. Nós sabemos da problemática eventual com sinais de operadoras e isso atrapalhava na comunicação. Com os rádios, essa comunicação é instantânea, resolvendo problemas sérios na intervenção policial, e impedindo a consumação de crimes”, explicou o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.
Para os agentes de segurança que operam diretamente nas ruas, a aquisição de viaturas mais modernas é fundamental para a efetividade das operações e segurança dos próprios policiais.
Para o Soldado Hélio Santana, que atua no Batalhão Tiradentes, em São Luís as viaturas trouxeram mais conforto. “Para nós e todos os demais batalhões, essas viaturas garantem a melhoria do trabalho atendendo a sociedade mais rapidamente”, declarou.
Já Gleydson Trindade observa que o calor intenso das cidades e a poeira nas operações realizadas em locais mais distantes era um fator que dificultava a ação policial. “As novas viaturas aumentam a produtividade e deixam a população mais satisfeita com o nosso trabalho”, garante.
Controle intermunicipal
O Comando Geral da Polícia Militar reforçará o controle intermunicipal com uso de armas longas por policiais treinados para intervenção, usando fuzis nas regiões de intersecção entre os municípios. As novas viaturas farão o policiamento nas estradas que interligam municípios com posicionamento estratégico nos retornos e nas 18 zonas estratégicas de segurança em São Luís e em municípios do interior. A estratégia objetiva a otimização das rondas em cidades contíguas, garantindo maior efetividade nas operações policiais. 
Interiorização da Segurança
Com os novos carros de perícia, o governo substituirá veículos que já atuavam há muito tempo, melhorando a qualidade do trabalho técnico do Instituto Médico Legal (IML) que atende a vários municípios nas regionais de Timon e Imperatriz.
“Nós estamos priorizando os princípios técnicos para determinar a distribuição desses veículos. Usamos uma planilha com o controle de distribuição, priorizando os municípios que têm maior índice de criminalidade e os municípios que estão com frota muito antiga. Trata-se de garantir as operações intermunicipais”, garantiu o governador Flávio Dino.
Mais viaturas
Ainda em setembro, o Governo do Estado entregará mais viaturas para reforçar o Programa ‘Pacto Pela Paz’, que tem como prioridade a redução dos CVLIs – Crimes Violentos Letais Intencionais, onde estão incluídos os homicídios, lesão corporal seguida de morte e os latrocínios, redução que só no primeiro semestre deste ano chegou a 17,3% se comparado com o mesmo período de 2014.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário