terça-feira, 6 de setembro de 2016

" NO BRASIL PODE TUDO, UM PRESO ESCOLTA OUTRO "Com tornozeleira, japonês da Federal volta a escoltar presos da Lava Jato


Newton apareceu recentemente fazendo a escolta do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e do pecuarista Bumlai  (Foto: Ana Zimmerman / RPC e reprodução)
G1 PR
O policial federal Newton Ishiiconhecido como japonês da Federal, voltou a fazer atividades externas da Polícia Federal (PF). Condenado a 4 anos e 2 meses por facilitar a entrada de contrabando no país e monitorado por uma tornozeleira eletrônica, o japonês foi visto recentemente fazendo a escolta de presos da Lava Jato como o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e o pecuarista José Carlos Bumlai, nesta segunda (5) e terça-feira (6).
Ishii cumpre a pena no regime semiaberto harmonizado, ou seja, deve ficar em casa entre 23h e 5h durante a semana e está impedido de sair nos fins de semana. No dia em que colocou a tornozeleira, a PF havia dito que ele continuaria atuando na Superintendência, mas em um cargo interno.
Contudo, nesta terça, a PF disse ao G1 que como Ishii continua atuando na corporação, nada impede que ele também faça trabalhos ou atividades externas. Sobre a escolta de Bumlai, em especial, ele precisou substituir um funcionário que faltou.
A decisão da Justiça também impede que o japonês da Federal saia de Curitiba e Região Metropolitana sem a prévia autorização.
Ishii teve que colocar a tornozeleira eletrônica, segundo a  juíza Luciani de Lourdes Tesserolli Maronezi, em virtude da falta de vagas no sistema penitenciário para o cumprimento do regime semiaberto tradicional.
Além disso, conforme a decisão, o réu é primário, não cometeu crime mediante violência ou ameaça grave e não possui outro fato que desabone a conduta do agente. O monitoramento ocorrerá até 21 de outubro deste ano, quando deverá ser revisto o regime.
Quando Ishii foi condenado, em 2009, ele era aposentado e, portanto, a Justiça não fez nenhuma determinação relacionada a trabalho. Depois da condenação, o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou a aposentadoria dele irregular por causa da contagem de tempo de serviço.

Um comentário:

  1. Pode mesmo até prefeito q é ficha suja pode se candidatar. Q no caso é o tema a justiça Federal podia ver isso

    ResponderExcluir