Jornal A Tribuna (ES)
Com uma invenção capaz de fazer um carro andar mais de mil quilômetros com um litro de água destilada transformada em hidrogênio, o analista de Sistemas, Roberto de Souza, 41 anos, já recebeu até proposta de montadora.
O sistema criado por Roberto ganhou repercussão nacional depois de ter sido tema de reportagem de A Tribuna e da TV Tribuna.
Roberto explicou que a invenção não altera em nada os veículos, que continuam funcionando com gasolina e álcool. “Apenas adaptamos, acrescentando acessórios, como um dispositivo eletrônico, um gerador e um reservatório. Todos os ítens são pequenos”, apontou.
Para o carro andar, o sistema transforma a água destilada em hidrogênio, que aciona o motor. Como teste, Roberto adaptou seu próprio carro, um Chery S18, e viajou até o Rio de Janeiro, com 1,5 litro de água no reservatório. Ele explica que, para percorrer 1.000 quilômetros, é necessário um litro de água destilada, que custa R$ 3.
Sem querer dar detalhes da negociação, que foi feita e intermediada por seu advogado, Roberto contou que a montadora chegou a falar em uma parceria ou até em comprar a ideia. “Não ficou fechado um valor, mas não quero vender a ideia para que ela seja engavetada. Quero que se torne domínio público e passe a ser usada em larga escala, pois funciona”, ressaltou.
maxresdefault
Roberto, que é dono da empresa de tecnologia WTC Server, revelou ainda que trabalhou a ideia por um ano e meio até chegar ao resultado. O motivo foi uma espécie de “vingança”. “Além de ficar indignado com o alto custo da gasolina, minha empresa prestou serviço para a Petrobras, mas nunca recebeu o valor devido. Depois disso, resolvi fazer pesquisas no que existia de carro movido a hidrogênio. Vi dos mais tecnológicos até os caseiros”, contou.
Ele explicou que comprava geradores, desmontava e via o que tinha de errado. “Pesquisei até que cheguei a um modelo em que o gerador não esquenta, por isso não há risco de explosão. A produção de hidrogênio e injeção no motor é controlada eletronicamente, que é o dispositivo que eu registrei.”
A Petrobras foi procurada na noite de ontem, mas comentou o assunto.
Após ter sua invenção divulgada nacionalmente, o analista de Sistemas, Roberto de Souza, criador do motor movido a hidrogênio, contou que recebeu mais de 1 milhão de e-mails. “Não paro de receber mensagens. Foram tantas que tive de trocar o provedor porque meu e-mail travou”, revelou.
Clique na imagem para ampliá-la
Clique na imagem para ampliá-la
Ele contou, ainda, que muitas pessoas enviaram mensagens por curiosidade, querendo algum tipo de informação, outras fazendo convites para dar palestras. “Te m gente que disse até que eu era abençoado, pois a gasolina estava muito cara”, brincou.
O próximo passo, segundo ele, será iniciar os testes em caminhões e ônibus. “A expectativa é de que no segundo semestre a gente comece a comercializar o sistema. Vamos credenciar e treinar algumas oficinas para fazer a instalação. O custo deverá ser a partir de R$ 1.300. contando com o equipamento e com a instalação.”
Ele explicou, ainda, que um tanque, com 1,5 litro de água destilada poderá fazer com que a pessoa rode com seu veículo entre três e sete meses