quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Tuntum se prepara para a sua primeira mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti


O município de Tuntum já tem a data marcada para o início de sua primeira mobilização de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, o Aedes aegypti. Conforme o coordenador municipal da Vigilância Epidemiológica, Francinaldo Teixeira, o primeiro ato que envolverá dezenas de profissionais de saúde está previsto para acontecer na próxima terça-feira, dia 19, na Vila Luisão.
As mobilizações a serem desencadeadas em Tuntum fazem parte de uma proposta de ações de combate e controle que vem sendo desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. No município, elas se darão em conjunto com todo o corpo dos profissionais do Saúde da Família, Agentes de Saúde e Agentes de Endemias. O trabalho conjunto, também classificado de mutirão, que reunirá cerca de 35 profissionais, começará pela sede, para posteriormente ser desenvolvido na zona rural. O coordenador da Vigilância destacou que a mobilização será feita por área de abrangência de cada unidade de saúde, principalmente nos bairros.
Francinaldo Teixeira
A ação se constitui com visitas domiciliares, que orientará o tratamento de depósitos de água com larvicida, coleta de lixo e depósitos que acumulam água, além do uso de um carro de som para chamar a atenção da população. As ações se estenderão até março. A campanha chega num bom momento para Tuntum e os municípios da região, quase todos inseridos em situação de risco e de alerta, conforme informações repassadas pelo Ministério da Saúde de acordo com dados catalogados no ano passado. A preocupação tornou-se maior depois que foi descoberto que o mosquito Aedes Aegypti é causador de mais enfermidades, tirando até o foco de uma campanha específica contra a dengue, como era de costume, e se concentrando diretamente no mosquito. "As campanhas anteriores eram concentradas no combate da dengue, só que depois da descoberta de que o mosquito estava também transmitindo a Chikungunya e a Zika, o foco passou a ser concentrado no próprio mosquito", disse Francinaldo Teixeira.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário