terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Flávio Dino inaugura Hospital Regional de Caxias nesta quarta-feira (27)


O Instituto Corpore contratou 402 funcionários dos níveis médio, fundamental, técnico e superior para atuar no hospital. O corpo clínico contará com 50 enfermeiros e 70 médicos, aproximadamente.
Fachada do Hospital Regional de Caxias
O Governo do Estado inaugura nesta quarta-feira (27), às 9h, o Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão. Mais de 783 mil maranhenses da região dos cocais serão beneficiados com tratamento de saúde de média e alta complexidade.
Participarão da solenidade, o governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, entre outras autoridades.
Na ocasião da inauguração oficial do hospital, serão realizados dois mutirões simultaneamente, de cirurgias ortopédicas e cirurgias oftalmológicas.

O Hospital

Localizado na BR 316, s/n, bairro Baixa Funda, Caxias/MA, o Hospital Dr. Everaldo Ferreira Aragão, possui 122 leitos de internação, sendo 26 leitos de clínica médica, 26 leitos de clínica pediátrica, 26 leitos de clínica ortopédica, 26 leitos de clínica cirúrgica, 12 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 6 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários). Foram investidos mais de R$ 21 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e Governo Federal,

Os pacientes encaminhados de forma regulada pelos hospitais municipais de 26 cidades terão atendimento médico-hospitalar em cirurgia geral, clínica médica, neurologia, ortopedia, cirurgias oftalmológicas, biópsias e pediatria. A população terá, ainda, serviço de apoio de diagnóstico e terapia, com laboratório, radiologia, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, eletrocardiograma, densitometria, ecocardiograma, diagnósticos oftalmológicos, mamografia entre outros.
Por meio de processo seletivo, o Instituto Corpore para o Desenvolvimento da Qualidade de Vida, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que possui contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), contratou 402 funcionários dos níveis médio, fundamental, técnico e superior para atuar no hospital. O corpo clínico contará com 50 enfermeiros e 70 médicos, aproximadamente.
Em breve, dentro do hospital será implantada uma unidade oncológica com cirurgia e quimioterapia, para atender os maranhenses que ainda se servem da rede de saúde do Piauí, para fazer o tratamento de câncer.

Municípios beneficiados

Região de Caxias – Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter;
Região de São João dos Patos – Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Carolina, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão;
Região de Timon – Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão e Timon.

Homenagem

O nome do hospital será em homenagem ao médico caxiense Everaldo Ferreira Aragão, falecido em 2010, após três anos de luta contra um câncer nos rins. Everaldo Aragão atuou por 33 anos nas áreas de cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e ultrassonografia.
A autoria da indicação é dos ex-deputados Cleide Coutinho e Arnaldo Melo, aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa em dezembro de 2014, Lei n° 228/2014. A homenagem se dá em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população caxiense na área da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário